IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

INCAvoluntário em parceria com Cabelegria novamente

Parceria INCAvoluntário e ONG Cabelegria: Fortalecendo o Tratamento Oncológico com Humanização e Conforto

A parceria entre o INCAvoluntário e a ONG Cabelegria foi reafirmada para uma nova temporada de ações, que começaram em fevereiro. Essa parceria com a ONG Cabelegria, oficializou-se em maio de 2023, quando o INCAvoluntário recebeu o Banco de Perucas Móvel pela primeira vez em uma unidade hospitalar do INCA. Além de fortalecer o compromisso da instituição com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico, a parceria destaca a importância de proporcionar momentos de conforto e autoestima durante o período de tratamento, sendo um dos pilares do INCAvoluntário a humanização dentro do ambiente hospitalar.

Na ação de 2024, os parceiros reintroduziram o Banco de Perucas Móvel na unidade especializada no tratamento do câncer de mama, oferecendo não apenas perucas, mas também momentos de empoderamento e autoexpressão para as pacientes em tratamento oncológico. Além disso, implementaram uma nova ação na ala de pediatria do INCA, distribuindo bonés, arcos, buckets e diversos adereços para que as crianças personalizassem seus acessórios de cabeça conforme sua preferência.

Essas atividades, realizadas pelo INCAvoluntário, construídas em colaboração com outras organizações, visam oferecer alívio das demandas diárias impostas pelo ambiente hospitalar aos pacientes em tratamento oncológico. Durante esses eventos, não apenas as crianças são incentivadas a participar ativamente, mas também os voluntários do INCAvoluntário, os acompanhantes e os colaboradores da equipe da Cabelegria. A atividade na unidade hospitalar especializada em câncer de mama contou com a presença de um cabeleireiro voluntário, responsável por realizar cortes tanto nas pacientes quanto nos acompanhantes que desejavam doar suas mechas para o Cabelegria, visando a confecção de perucas. Uma maquiadora voluntária estava presente dentro do Banco de Perucas Móvel, proporcionando às pacientes a oportunidade de se maquiar e experimentar as perucas disponíveis.

Paciente pediatricos na atividade em parceria do Cabelegria com o INCAvoluntário.
Paciente pediátrico.
Paciente pediatricos na atividade em parceria do Cabelegria com o INCAvoluntário.
Paciente pediátrico
  • “Para nós da Cabelegria foi uma grande alegria poder realizar a oficina de confecção de acessórios na pediatria do INCA. Sabemos o quão difícil é o tratamento e poder levar um pouco de alegria e divertimento às crianças e seus familiares durante esse período, deixam nossos corações cheios de alegria. Foi uma manhã muito especial e com certeza faremos mais vezes”, disse a presidente da ong, Mariana Robrahn.

Vale ressaltar que a doação das perucas resultantes dessa atividade foi enriquecida pela iniciativa do setor de responsabilidade social do Cristo Redentor, que colaborou com uma generosa contribuição de mechas de cabelo, recebidas da Receita Federal. Essa ação exemplifica o poder transformador da colaboração entre instituições e comunidades em benefício daqueles que mais precisam. Por meio de iniciativas como esta, o INCAvoluntário e a ONG Cabelegria reafirmam seu compromisso com a humanização do tratamento oncológico. Essas ações visam proporcionar um ambiente de conforto e acolhimento que vai além da assistência médica oferecida dentro das paredes hospitalares. Focadas na restauração da autoestima dos pacientes e de seus familiares, essas atividades buscam tornar a jornada do tratamento oncológico mais suportável, transformando momentos comuns, como uma consulta médica, em ocasiões marcadas por sorrisos e momentos de lazer para aqueles contemplados por essas ações.

Parceria entre o Cristo Redentor, Cabelegria e INCAvoluntário.
Parceiros do Cristo Redentor.

”Hoje o Cristo Redentor é um grande parceiro de várias áreas e instituições no Rio de Janeiro, e a Receita Federal é um grande parceiro do Cristo. Foi através dessa articulação feita por nós, junto com a Receita, que conseguimos estar aqui hoje fazendo a entrega dessas perucas. Por que o cabelo chegou para a Receita, a Receita doou para o Cristo e o cabelo foi entregue ao Cabelegria para confeccionar as perucas e hoje está aqui com o INCAvoluntário fazendo essa ação tão bonita. É motivo de honra e alegria, e queremos continuar com essa parceria, porque o Cristo recebe muito o bem, mas ele também desce para realizar o bem também”, declarou Silvia Gonzaga, coordenadora da área Cristo Sustentável.

Por meio de iniciativas como esta, o INCAvoluntário e a ONG Cabelegria reafirmam seu compromisso com a humanização do tratamento oncológico. Essas ações visam proporcionar um ambiente de conforto e acolhimento que vai além da assistência médica oferecida dentro das paredes hospitalares. Focadas na restauração da autoestima dos pacientes e de seus familiares, essas atividades buscam tornar a jornada do tratamento oncológico mais suportável, transformando momentos comuns, como uma consulta médica, em ocasiões marcadas por sorrisos e momentos de lazer para aqueles contemplados por essas ações.

paciente oncológica, Fabiane, que faz tratamento no INCA.
Paciente Fabiane cortando seu cabelo.
paciente oncológica, Fabiane, que faz tratamento no INCA.
Paciente Fabiane com sua peruca.

”Tem quatro meses que comecei meu tratamento no INCA e eu quero agradecer… me dá até vontade de chorar. Agradecer a quem doou esses cabelos, essas perucas, porque faz muita diferença na nossa vida. Porque só quem passa, sabe, ninguém pode sentir pela gente, e isso, para minha autoestima, vai melhorar muito. A gente fica triste, ainda mais eu, porque eu gostava muito de me arrumar, mas só quero agradecer por ter conseguido essa peruca através de vocês”, contou Fabiana, paciente em tratamento no Hospital especializado em câncer de mama.

 

 

 

Outra paciente da unidade de câncer de mama, Claudia, compartilhou sua experiência sendo paciente há oito meses do INCA. Após escolher sua peruca nova, Claudia contou como foi dificil o inicio da sua jornada. ”É um choque no inicio, quando comecei a perder o cabelo, veio outro choque”, disse a paciente com um sorriso no rosto, pois também confidênciou o quanto estava contente por ter recebido a peruca. ”Agradeço por essa oportunidade e por ter conseguido esse cabelo, porque agora eu to cabeluda!!”

Paciente Claudia beneficiada pela parceria entre o INCAvoluntário e o Cabelegria.
Paciente Cláudia.

Conheça mais sobre a ONG Cabelegria

Fundada em outubro de 2013 por duas amigas visionárias, Mariana Robrahn e Mylene Duarte, a Cabelegria é uma ONG dedicada a uma nobre missão: arrecadar cabelos, confeccionar e distribuir perucas para pacientes em tratamento contra o câncer. Esta iniciativa é realizada tanto por meio de envios via Correios quanto através de Bancos de Perucas, que podem ser itinerantes ou fixos, alcançando assim um número maior de beneficiários.

Se sentiu motivado e quer ser um voluntário?

Conheça mais sobre INCAvoluntário no site na seção ”Quem somos” e entenda sobre o trabalho voluntário em ”Seja um Voluntário”, onde você encontrará todas as informações necessárias de como se inscrever e o que é necessário para candidatar para ser um voluntário do INCA.

Já segue o INCAvoluntário nas redes sociais? Não perca as atualizações que acontecem lá, dos eventos de são promovidos e das campanhas em andamento. Confira o reels da ação

Seja um Parceiro do INCAvoluntário

Conheça mais sobre como ser um parceiro do INCAvoluntário aqui. Acompanhe e conheça mais das iniciativas criadas pelo programa aqui.  Tem alguma dúvida que não foi respondida no site? Entre em contato pelos canais oficiais.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda