IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Agora a Pet Terapia chegou no INCA

Pet Terapia no INCA: Cães que Curam Corações

A Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como pet terapia ou cinoterapia, é uma técnica cientificamente comprovada que visa promover o bem-estar físico, emocional, social e cognitivo de pacientes. Essa abordagem tem se mostrado eficaz em diversos contextos, incluindo o tratamento de crianças autistas, pessoas com depressão e, especialmente, no tratamento oncológico.

Benefícios Comprovados da Pet Terapia

A Terapia Assistida por Animais (TAA), conhecida como pet terapia, tem se destacado como uma abordagem benéfica em diversos contextos. Nesse sentido, o artigo intitulado “Os benefícios apresentados na utilização da Terapia Assistida por Animais: revisão de literatura” destaca a relevância e eficácia dessa prática. Os autores Aline da Silva Lima e Marjane Bernardy Souza oferecem uma valiosa contribuição para o avanço da pesquisa nesse campo, fornecendo insights e evidências sobre os benefícios da TAA, entre eles:

  • Melhora da Comunicação e Concentração: A interação com animais estimula a comunicação não verbal, através de expressões faciais. Pacientes que podem ter dificuldades em se expressar verbalmente encontram conforto nessa comunicação silenciosa.
  • Redução do Estresse e da Ansiedade: A presença dos cães proporciona relaxamento, afetividade e senso de pertencimento. Os níveis de estresse e ansiedade são significativamente reduzidos durante as sessões de pet terapia.
  • Motivação e Bem-Estar: Os pacientes se sentem mais motivados e experimentam um aumento geral no bem-estar ao interagir com os animais. A simples presença dos cães traz alegria e leveza aos ambientes hospitalares.

Pet Terapia no Tratamento Oncológico

Graças a parceria entre o INCAvoluntário e o Pragama Alice, agora os pacientes em tratamento oncológico no Instituto Nacional de Câncer (INCA), contam com a terapia assistida por cães. Essa parceria, que começou oficialmente em fevereiro de 2024, já realizou visitas a unidade especializada em cuidados paliativos, localizada em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Os convidados especiais foram a protagonista do programa, a cadelinha Alice, seu parceiro Alfred, juntamente com a tutora deles e idealizadora do Programa, Em Parente.

Pet terapia, Programa Alice, INCAvoluntário, parceria. Pacientes do INCA. Pacientes oncológicos.
Paciente do INCA com o Alfred. Cãozinho do Programa Alice.

A metodologia adotada pelo Programa Alice é pioneira no Brasil e envolve rigorosos protocolos validados internacionalmente. Os cães e seus tutores passam por um intenso processo de capacitação, incluindo avaliações e certificações. Além disso, eles se comprometem com o voluntariado, a proteção animal e a colaboração com parceiros.

”Nosso programa tem o foco em quebrar barreiras, tanto na área educacional quanto na da saúde e corporativa”, contou Em Parente, a idealizadora do programa Alice.

Em também explicou, a importância de tirar dos pacientes aquela sensação de desconforto que é estar dentro do ambiente hospitalar. Sendo os animais o foco central desse próposito.

”Estudos cientificos comprovam que, a internveção desses animais dentro do hospital, mesmo que apenas uma pequena visita, se prolonga por mais de semanas”, completou a idealizadora do Programa Alice.

Além disso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016, lançou um material oficial sobre o assunto, destacando como o contato com animais pode aliviar o estresse, promover a socialização e contribuir para a recuperação de pacientes de todas as idades. Esse material oferece uma fonte valiosa de informações para aqueles interessados em compreender mais profundamente os impactos positivos da pet terapia. Para saber mais, você pode acessar o material completo aqui.

Pet terapia, Programa Alice, INCAvoluntário, parceria. Pacientes do INCA. Pacientes oncológicos.
Paciente do INCA com a Alice. Protagonista do Programa Alice.

Um Sonho Realizado: O Reencontro com Ben-hur

Uma das incríveis realizações dessa parceria foi a concretização do sonho de um paciente internado na unidade de Cuidados Paliativos. Esse paciente, que estava há mais de um mês no hospital, conheceu a parceria entre o Programa Alice e o INCAvoluntário durante a primeira visita dos animais. Ele compartilhou com as responsáveis do programa sua saudade do seu próprio animalzinho, chamado Ben-hur. Sensibilizadas por essa história, ambas as instituições uniram esforços para tornar esse sonho possível. O paciente teve a oportunidade de reencontrar seu amigo de longa data, e todo o processo de preparação do animal foi cuidadosamente realizado para que ele pudesse visitá-lo no hospital.

Pet terapia, Programa Alice, INCAvoluntário, parceria. Pacientes do INCA. Pacientes oncológicos.
Paciente Manuel, com seu cãozinho Ben-hur, após ter o sonho realizado.

”São quatorze anos de história. Ele agora está na aposentadoria… Coisa melhor que essa não tem, obrigado por tudo”,  contou Manuel, o paciente dono do animal, bem emotivo, como a visita de Ben-hur fez bem a ele.

O emocionante reencontro desses amigos foi registrado e pode ser visto no Instagram do INCAvoluntário. Os cães, mais do que meros animais de estimação, personificam um amor intangível capaz de transformar vidas e proporcionar momentos de esperança e alegria em meio aos desafios do tratamento oncológico.

Essa história inspiradora evidencia o poder da Pet Terapia não apenas como uma intervenção complementar, mas como um elemento fundamental na jornada de cura e cuidado dos pacientes oncológicos. O INCA e o Programa Alice reafirmam seu compromisso em continuar proporcionando esses momentos de conforto e bem-estar, construindo pontes de amor e compaixão em meio às adversidades da doença.

Pet terapia, Programa Alice, INCAvoluntário, parceria. Pacientes do INCA. Pacientes oncológicos.
Equipe médica do INCA, equipe do INCAvoluntário e do Programa Alice, juntos com o paciente e seu cãozinho.

Conheça mais sobre o Programa Alice

O Programa Alice, uma iniciativa dedicada à Terapia Assistida por Animais (TAA) e à interação humano-animal, surge como um farol de bem-estar para seres humanos, animais e meio ambiente. Originado no Instituto de Conexão Humano-Animal (IHAC) da renomada Universidade de Denver, o Programa Alice tem como missão central fomentar o equilíbrio e a harmonia através do poder das relações entre humanos e animais.

Principais Pilares do Programa Alice:

1. Certificação Internacional em Terapia Assistida por Animais (AAT): O Programa Alice não apenas oferece treinamento especializado, mas também certificação para profissionais interessados em aplicar a Terapia Assistida por Animais em diversos contextos, como saúde, educação e inclusão social.

2. Parceria com o IHAC: Como representante brasileira do IHAC, um centro de excelência global, o Programa Alice está comprometido com a pesquisa, educação e defesa das interações terapêuticas entre humanos e animais. O IHAC destaca a importância da inter-relação entre saúde humana, animal e ambiental.

3. Atuação Multidisciplinar: Com uma visão holística, o Programa Alice abrange áreas diversificadas, incluindo saúde, educação, corporativa e inclusão social. Seu propósito é promover objetivos econômicos alinhados com impacto social positivo.

Pet terapia, Programa Alice, INCAvoluntário, parceria. Pacientes do INCA. Pacientes oncológicos.
Alice e Alfred, cãozinhos do Programa Alice.

4. Modelo Ganha-Ganha: O Programa Alice adota um princípio de parceria sustentável, buscando benefícios mútuos para todas as partes envolvidas. Prioriza relações saudáveis e equilibradas entre humanos e animais, gerando um impacto positivo e duradouro.

Desde seu início em 2019, o Programa Alice vem expandindo suas fronteiras, enfrentando desafios com resiliência e confiança no poder transformador das adversidades. Como diz o ditado, grandes empreendimentos muitas vezes nascem em tempos de crise. O Programa Alice é uma prova viva disso, buscando constantemente melhorar a vida das pessoas e do planeta através da profunda conexão com os animais.

Quer ser um parceiro do INCAvoluntário?

Conheça mais sobre como ser um parceiro do INCAvoluntário aqui. Acompanhe e conheça mais das iniciativas criadas pelo programa aqui.  Tem alguma dúvida que não foi respondida no site? Entre em contato pelos canais oficiais.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda