IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Conheça o projeto Banco do Bem e seus resultados em 2023

Saiba das metas atingidas pelo projeto Banco do Bem em 2023 e as programadas para 2024

O Projeto Banco do Bem, lançado em 2007 pela Área de Ações Voluntárias do INCA, tem como principal objetivo promover a humanização do atendimento dentro do Instituto Nacional de Câncer. Com essa finalidade, o INCAvoluntário anunciou o edital Banco do Bem, visando ampliar a divulgação do projeto entre os diretores e coordenadores da Instituição.

Nesta fase de seleção, foram recebidos um total de 45 projetos, dos quais apenas 21 foram aprovados para receber o financiamento disponibilizado no valor total de R$360 mil ao longo do ano de 2024. Vale destacar que algumas das iniciativas aprovadas já haviam sido contempladas com recursos no ano anterior, incluindo a criação da sala do silêncio na unidade especializada em cuidados paliativos, a revitalização da radioterapia na unidade dedicada ao tratamento do câncer de mama, e compras de insumos como, televisões, colchões e camas hospitalares, climatizadores para as unidades hospitalares, cadeiras novas para os acompanhantes dos pacientes internados, aquisição de cadeiras de rodas, entre outros. 

A revitalização da Radioterapia

A revitalização da radioterapia na unidade especializada em câncer de mama recebeu uma participação muito significativa durante o processo. A paciente Juçara Pimentel, ajudou ativamente na revitalização do ambiente, para que ele se tornasse mais humanizado e acolhedor. Ela participou, junto com toda a equipe da seleção de fotos que foram adicionadas ao local e pode ver o resultado da sala antes de sua inauguração. Infelizmente, na semana da inauguração da sala revitalizada, Juçara veio a falecer, mas um dos idealizadores do projeto, Luís Donadio, mencionou a paciente durante seu discurso e agradeceu a ajuda fundamental que ela ofereceu durante o processo, afinal, toda a iniciativa tem o proposíto de humanizar o ambiente para o paciente e para o profissional da área da saúde.

”Esse projeto só foi viável porque lá atrás alguém pensou em fazer o edital do Banco do Bem. Criando assim um mecanismo para que ideias pudessem se tornar projetos e que esses projetos pudessem ser implementados”, discursou Luís Donadio na apresentadação do INCAvoluntário durante a inauguração da nova sala de radioterapia.

Sala da radioterapiapelo revitalizada pelo projeto Banco do Bem, projeto do INCAvoluntário que viabiliza projetos de humanização dentro das unidades do INCA.
Sala da radioterapia da unidade especializada em câncer de mama após a revitalização feita pelo Banco do Bem, projeto do INCAvoluntário.

”Para nós é uma honra estar aqui e poder apoiar os projetos de humanização. Para quem não sabe, o Banco do Bem é uma iniciativa que nasceu do INCAvoluntário, para aplicar recursos nos projetos de humanização dentro das unidades hospitalares do INCA. É um dos principais objetivos do INCAvoluntário, levar acolhimento para os pacientes em tratamento oncológico no INCA, e isso também se aplica na forma que os ambientes vão se apresentar para os pacientes, a forma que eles se sentirão mais acolhidos dentro daqueles espaços”, declarou Fernanda Vieira, Gerente Geral do INCAvoluntário, que também estava presente na inauguração.

A concretização da Sala do Silêncio

Inauguração da radioterapia da unidade especializada em câncer de mama.
A esquerda Luís Donadio e Eduardo Pelosi, administradores da unidade especializada em câncer de mama do INCA. No meio Fernanda Vieira, Gerente Geral do INCAvoluntário, Naísa Batista, responsável pelo INCAvoluntário nas unidades localizadas em Vila Isabel e do lado direito, Marcelo Bello, diretor da unidade especializada em câncer de mama.

Outra grande conquista que foi viabilizada em conjunto com o Banco do Bem, foi a sala do silêncio na unidade de cuidados paliativos do INCA. O projeto foi idealizado para ser uma área de convivência para os pacientes, familiares e também dos profissionais da saúde que trabalham na unidade. A sala foi pensada para ser um espaço de reflexão e também acolhimento dentro do hospital, para aqueles que estão enfrentando esse momento tão desafiador.

Dentro desse espaço, além de confratenizar, se for o desejado, também existe uma especie de ”diário” onde todos ali podeme escrever seus depoimentos de forma anonima, tanto expressar seus sentimentos em relação ao momento que estão passando, quanto dizer uma palavra amiga para a proxima pesssoa que possa vir a ler. A iniciativa nasceu da vontade de fornecer aos pacientes e seus acompanhantes um local acolhedor e tendo cada detalhe pensado para tornar o espaço prazeroso de estar, dentro das possibilidades.

Sala do Silêncio, criada pelo projeto Banco do Bem, projeto do INCAvoluntário que viabiliza projetos de humanização dentro das unidades do INCA.
Aréa externa da Sala do Silêncio. Criada pelo Banco do Bem, projeto do INCAvoluntário.

Confira os novos projetos do Banco do Bem 2024

  • TEDxInca 2024
  • InCasa – Projeto de Desospitalização para as Crianças e Adolescentes com Câncer
  • Realidade Virtual: uma Ferramenta para o Controle de Sintomas e Qualidade de Vida dos Pacientes em Cuidados Paliativos
  • Fotobiomodulação (Laser e LED) para Tratamento Fisioterapêutico em Pacientes com Câncer de Mama
  • Atividade Física no Leito para Crianças Hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Enfermarias
  • Ganho de Força Muscular, Funcionalidade e Mobilidade para Coluna e Extremidades de Pacientes
  • Paisagens nos Andares
  • Aquisição de Microondas para o Ambulatório de Fonoaudiologia
  • Adaptação de Banheiros para Ostomizados nas Unidades Hospitalares do Inca
  • Laser de Baixa Potência no Gerenciamento de Feridas
  • Lasertapia de Baixa Intensidade para Controle de Lesões de Pele e Mucosa com Vistas a Otimizar o Tempo de Pré e Pós-Operatório
  • Reabilitação com Realidade Virtual em Ambiente Hospitalar
  • Materiais Diversos para Atender aos Pacientes do HCI
  • Reconstruindo Autoestima
  • Reabilitação com Dispositivos Facilitadores de Postura (SitCare) para Pacientes com Mobilidade Muito Reduzida
  • Projeto de Humanização e Qualidade de Vida dos Pacientes RXT
  • Acolhimento em Tela: Levando Entretenimento e Bem-Estar aos Pacientes
  • Segurança e Conforto no Alojamento do CEMO
  • Espera com Acolhimento Tecnológico
  • Conforto e Humanização em Áreas de Espera de Atendimento no HCIII
  • Área de Espera para Acompanhantes, Familiares e Visitantes de Pacientes HCIII e HCIV

‘’O Banco do Bem desempenha um papel crucial ao apoiar projetos desenvolvidos por profissionais do INCA, contribuindo para a melhoria das condições de pacientes em tratamento. Essa parceria fortalece iniciativas voltadas à assistência social, destacando a relevância do engajamento da sociedade na luta contra o câncer. O INCAvoluntário, ao contar com o suporte do Banco do Bem, amplia de forma positiva, proporcionando recursos essenciais para a continuidade e expansão de ações benéficas, impactando de maneira significativa a qualidade de vida dos pacientes  em tratamento e suas famílias’’, declarou o chefe de Gabinete do Instituto Nacional de Câncer, Eduardo Franco. 

Sala do Silêncio, criada pelo projeto Banco do Bem, projeto do INCAvoluntário que viabiliza projetos de humanização dentro das unidades do INCA.
Placa do INCAvoluntário na Sala do Silêncio na unidade de cuidados paliativosm junto com o livro de depoimentos.

Como apoiar o Projeto Banco do Bem?

Desde a sua implementação, o Projeto “Banco do Bem” utiliza doações financeiras para destinar recursos essenciais em prol da melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e de seus acompanhantes. Para apoiar esta iniciativa, os interessados podem realizar uma doação financeira diretamente no site do INCAvoluntário, clicando aqui, ou por meio de uma doação na conta corrente da área.

Dessa forma, toda doação financeira contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer e seus acompanhantes.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda