IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Tocando Corações

A Importância do ”cafézinho” e da Solidariedade no Trabalho Voluntário Oncológico

Uma das principais metas do trabalho voluntário do INCAvoluntário é a humanização do ambiente hospitalar e do tratamento oncológico, uma missão que se desdobra em várias esferas, dentro e fora das paredes dos hospitais do INCA. Seja através da entrega de benefícios ou do acolhimento, a “hora do cafezinho” tornou-se um desses momentos de calor humano e escuta atenta por parte dos voluntários.

Tocando Corações Solidariedade Trabalho Voluntário
Voluntária entregando o ”cafézinho” ao acompanhante do paciente.

Essa proximidade e apoio são viabilizados graças à parceria estabelecida entre o INCAvoluntário e a 3 Corações, uma empresa que se tornou um doador frequente, fornecendo o café servido aos pacientes em todas as unidades do INCAvoluntário. Considerando a duração das consultas e a distância que muitos pacientes precisam percorrer até as unidades de tratamento, o cafezinho se revela como um momento crucial de descontração e alívio.

Desde 2021, a 3 Corações tem contribuído com uma doação de 60 pacotes de 250g mensais ao INCAvoluntário, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e o hospital. Essas doações não são apenas materiais; são símbolos reconfortantes de cuidado e apoio, essenciais para os pacientes em sua jornada de tratamento.

É importante destacar que as doações, como o café fornecido pela 3 Corações, não apenas atendem às necessidades práticas dos pacientes, mas também demonstram o apoio contínuo da sociedade àqueles que enfrentam desafios de saúde significativos. Cada xícara de café compartilhada é um lembrete do poder transformador do cuidado mútuo e da empatia, alimentando a esperança no coração de todos os envolvidos.

”O café que fazemos para os pacientes do INCA é de suma importância, pois muitas das vezes o mesmo não possui renda para arcar com a despesa de um cafezinho durante o período em que está aguardando a consulta, exames, etc. E também gostaria de ressaltar como é importante esse momento de troca entre o voluntário e o paciente. Eles se sentem acolhidos e agraciados com tanto carinho e atenção recebidos, saem com o sorriso no rosto e com o coração quentinho de gratidão. Com isso, a doação que a 3 Corações realiza tem um significado precioso para nós” relatou Monique Friscurado, responsável pelo setor de Atendimento ao Paciente.

Conheça mais as ações do INCAvoluntário e as formas de beneficiar os pacientes do INCA

O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias, junto aos pacientes em tratamento no INCA. Para isso, a Área conta com a colaboração de pessoas e empresas que apoiam seus projetos.

Todas as ações desenvolvidas pelo INCAvoluntário são mantidas por meio de doações de pessoas físicas ou empresas. Portanto, para contribuir com os projetos desenvolvidos pela Área, as doações podem ser financeiras ou de material.

Contudo, para entrega de doações de material é necessário entrar em contato com a Central de Recebimento de Doações do INCAvoluntário, pelo telefone (21) 3207-3574 ou pelo e-mail [email protected] para verificar a prioridade de doação da semana.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos