IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

INCAvoluntário recebe visitas de outras organizações

Instituições de São Paulo, Goiás e Rio, vão ao INCAvoluntário em busca de novos conhecimentos e troca de ideias

No primeiro semestre deste ano, o INCAvoluntário recebeu visitas ilustres de instituições parceiras. O Instituto Abihpec, Favela Brass e o Hospital do Câncer do Rio Verde foram conhecer as ações que o INCAvoluntário realiza de maneira mais aprofundada e interna. O intuito foi realizar um benchmarking, com ênfase nos setores de gestão de voluntariado e captação de recursos. O fator em comum entre essas três organizações e o INCAvoluntário é que todas são organizações sem fins lucrativos que buscam proporcionar para grupos vulneráveis acesso a melhores condições, de ensino ou saúde, e ações que proporcional uma melhoria na autoestima.

Instituições de São Paulo, Goiás e Rio, vão ao INCAvoluntário em busca de novos conhecimentos e troca de ideias

“Diferente das empresas, o terceiro setor não precisa de competitividade para crescer, ele cresce em rede, ou seja, trabalhando em parceria com outras organizações e aprendendo com elas. Por isso, receber essas visitas, e ver que outras organizações nos enxergam como referência no trabalho voluntário, é sempre uma alegria pra gente. E o benchmarking é isso! É essa troca de experiências, ideias e ações. Sempre que possível, a nossa equipe também realiza um benchmarking com outras organizações, que são referência pra gente”, declarou Bruna Rodrigues, coordenadora da área de Comunicação e Relação Institucional do INCAvoluntário.

Instituições de São Paulo, Goiás e Rio, vão ao INCAvoluntário em busca de novos conhecimentos e troca de ideiasO Favela Brass é um programa de educação musical para crianças e adolescentes nas favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro.  O programa começou em 2014 e realiza oficinas no Aterro do Flamengo e na comunidade Pereira da Silva em Laranjeiras. Já o Instituto Abihpec tem o objetivo de engajar e mobilizar o setor de higiene pessoal e beleza, bem como a sociedade brasileira, por meio de iniciativas que resgatem a autoestima dos indivíduos e promovam o bem-estar da pessoas e a inclusão social de todos. O Hospital do Câncer do Rio Verde, instituição que tem como missão o cuidado com a população do Sudoeste Goiano, realiza ações na assistência e de prevenção no tratamento oncológico.

”O INCAvoluntário preza muito por essa parceria e troca de conhecimentos, e a visão do INCAvoluntário é ser referência nacional em práticas de voluntariado na área da saúde, para possibilitar aos pacientes uma  nova atitude frente à doença, por isso essas visitas agregaram muito para nós como organização também”. finalizou a coordenadora da área de Comunicação e Relação Institucional.

As três organizações procuraram o INCAvoluntário, principalmente pela área de gestão de voluntários, sendo a maior parte do trabalho realizado no programa, feito por voluntários, outras instituições sem fins lucrativos buscam uma organização operacional que também permita a inserção de voluntários na parte efetiva do trabalho, que faz os recursos da organização continuar crescendo e atendendo cada vez mais pacientes. Até o momento, dentro do primeiro semestre de 2023, o INCAvoluntário conta com 202 voluntários e 18 funcionários.

Roberta Nascimento, coordenadora da área de gestão de pessoas e responsável pela seleção do voluntariado, contou um pouco sobre como foi receber visitas de outras instituições e falar sobre o processo de ser voluntário.

”Atender esses projetos e explicar como funciona o nosso recrutamento e seleção aqui do INCAvoluntário, foi um prazer. Nossa seleção funciona de forma simples e segura, mas com uma visão de suprir as necessidades dos setores hospitalares e administrativos do Instituto. Levando em conta alguns pre requisitos como: ter disponibilidade de 4 horas semanais, não exercer nenhuma atividade religiosa, não ser profissional da área da saúde, entre outros. Poder ajudar projetos tão importantes como esses, nos dá uma visão que estamos no caminho certo”, explicou Roberta.

Já pensou em ser um voluntário?

Você é uma pessoa solidária, com muita animação e vontade de fazer o bem ao próximo? Então seja um voluntário conosco e realize atividades junto aos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O INCAvoluntário conta com atividades de apoio e também com funções que são desenvolvidas junto aos pacientes. Além disso, temos também ações administrativas, como recebimento e separação de doações, bazares, entre outras. Por isso, durante recrutamento você poderá identificar aquela que mais se encaixa ao seu perfil.

Clique aqui e veja como fazer o seu cadastro conosco.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda