IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

A vontade de fazer mais! Conheça a história de Rodrigo

Dedicação transformadora e a vontade de fazer mais pelo próximo, início da missão do voluntariado

Em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, que acontece em 28 de agosto, o INCAvoluntário está promovendo uma série de matérias especiais, apresentando depoimentos inspiradores de diversos voluntários que desempenham papéis fundamentais no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Neste emocionante capítulo, conheça a história de Rodrigo Xavier, um fotógrafo de 38 anos, cuja busca por um propósito mais significativo o levou a se tornar uma presença constante e reconfortante para os pacientes oncológicos e seus familiares.

A jornada voluntária de Rodrigo começou com a inquietação de querer fazer mais pela sociedade. Depois de participar de algumas ações pontuais, ele percebeu que seu desejo de contribuir merecia um compromisso mais profundo. Com uma pesquisa pelas redes sociais, descobriu o INCAvoluntário e sentiu uma conexão imediata com a missão. Empenhado em ajudar os pacientes com câncer, Rodrigo se inscreveu no processo de voluntário, desejando oferecer apoio constante em um momento tão desafiador.

“Minha motivação para ser voluntário veio da vontade de ajudar as pessoas. Sempre tive esse desejo de ter uma atividade na minha vida que impactasse positivamente os outros. Já tinha feito trabalhos voluntários esporádicos, mas sentia que poderia fazer mais, e estou adorando isso”, compartilhou Rodrigo.

No INCAvoluntário, os voluntários têm a oportunidade de escolher onde desejam atuar. Para Rodrigo, a decisão foi não trabalhar diretamente nas instalações hospitalares, mas sim na Central de Atendimento ao Paciente. Nesse papel, ele entra em contato direto com pacientes e familiares, fornecendo apoio prático, entregando benefícios e, acima de tudo, ouvindo e oferecendo acolhimento quando necessário. Sua escolha reflete sua disposição de ajudar, mesmo que em um ambiente que lhe seja mais confortável do que um hospital.

No ano de 2023, o INCAvoluntário conta com uma equipe de mais de 200 voluntários e 18 funcionários. Essa participação ativa é essencial para o funcionamento do programa, que visa proporcionar suporte valioso aos pacientes oncológicos do INCA. Sobre seu compromisso contínuo, Rodrigo disse:

“Gosto do compromisso que assumi aqui. Vir toda semana, passar quatro horas do meu dia ajudando e ouvindo as pessoas, oferecendo apoio a quem precisa. Essa frequência nos torna parte essencial desse ambiente, nos conecta mais profundamente com os pacientes e a causa. Eu amo esse trabalho, a energia é incrível, e a instituição sempre precisa de mais voluntários. Venha logo! Venha fazer a diferença.”

A história de Rodrigo Xavier destaca como um simples desejo de ajudar pode se transformar em uma jornada significativa de apoio e solidariedade. Em meio aos desafios da jornada do câncer, voluntários como Rodrigo iluminam o caminho com empatia e comprometimento, lembrando a todos nós do poder transformador do voluntariado.

Saiba mais sobre o trabalho voluntário

O trabalho voluntário no INCA começou por causa da solidariedade e dedicação de inúmeras pessoas. A Área de Ações Voluntárias do INCA surgiu, e continuou crescendo, ao longo dos últimos 20 anos. O comprometimento que os voluntários do INCAvoluntário tem para o seu trabalho, é o que move as ações que são feitas dentro e fora do hospital, e o que possibilita que a Área continue ajudando cada vez mais os pacientes oncológicos em tratamento no Instituto. Quando alguém se propõe a ser voluntário, além de estar acreditando na causa, que é lutar pela melhoria de vida e trajetória do tratamento do paciente em vulnerabilidade social, também está tornando possível que o programa se expanda e alcance cada vez mais pacientes do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Quer ser um voluntário com a gente?

O trabalho voluntário existe dentro do INCA mesmo antes de ter um nome formalizado, por meados dos anos de 1950 já haviam pessoas que iam até o hospital de forma espontânea para auxiliar nas atividades em prol dos pacientes. Há vinte anos, o INCAvoluntário formaliza essas ações, expandindo cada vez mais as áreas que os voluntários atuam. Para entender melhor quais são essas áreas e como ser voluntário do INCA, é só acessar aqui.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda