IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

INCAvoluntário leva os pacientes ao BioParque

No dia 28 de agosto, ocorreu mais uma edição do projeto INCAvoluntario em Ação: Cultura e Lazer, uma iniciativa que se alinha com uma das principais missões do INCAvoluntário: promover a inclusão social de pacientes em tratamento no INCA e seus acompanhantes. O objetivo do Cultura e Lazer é proporcionar aos pacientes a oportunidade de explorar um dos pontos turísticos mais emblemáticos do Rio de Janeiro ou um local especialmente solicitado por eles. Nesta quarta edição, o destino escolhido foi o BioParque, situado na Quinta da Boa Vista.

Durante o passeio, os pacientes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho de conservação de animais realizado pelo parque, bem como de se maravilhar com as diversas espécies que habitam o zoológico, cada uma delas carregando consigo histórias fascinantes. Mesmo com o tempo nublado, a disposição e o bom humor dos pacientes não foram abalados, e eles compartilharam sorrisos e brincadeiras, incluindo observações sobre o fato de que os leões, aparentemente, preferem tirar sonecas enquanto as fêmeas da espécie assumem a maior parte das tarefas.

            INCAvoluntário leva os pacientesA alegria de participar desse momento único estava estampada nos rostos dos pacientes, sejam eles encantados com primatas ou lontras. Lucas Gomes, Gestor de Educação do Setor de Educação para Conservação do BioParque do Rio, enfatizou a importância desses passeios sociais ao afirmar:

”É nesse momento que é possível proporcionar vivências inesquecíveis para diversos tipos de pessoas em diferentes tipos de condições. Já foram realizadas visitas com grupos sociais esportivos, com grupos de apoio à idosos, grupos de pacientes em tratamento médico, etc. A visita social gera a possibilidade de possibilitarmos uma nova visão do nosso planeta”, disse o Gestor de Educação.

Lucas também compartilhou que essas visitas são realizadas semanalmente com diversas instituições e destacou o papel fundamental do setor de educação na mediação de todas as atividades que ocorrem no parque, incluindo enriquecimento ambiental, condicionamento dos animais, alimentação e procedimentos veterinários. É importante ressaltar que todos os passeios do Cultura e Lazer são possíveis graças ao apoio de parceiros e doadores, que permitem que o trabalho do INCAvoluntário vá além das paredes do hospital, levando mais alegria e conforto aos pacientes em tratamento no INCA e reconhecendo-os como indivíduos para além de suas condições de saúde.

 

 

Quer saber como você pode ajudar?

INCAvoluntário leva os pacientes

O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias, junto aos pacientes em tratamento no INCA. Para isso, a Área conta com a colaboração de pessoas e empresas que apoiam seus projetos.

Todas as ações desenvolvidas pelo INCAvoluntário são mantidas por meio de doações de pessoas físicas ou empresas. Portanto, para contribuir com os projetos desenvolvidos pela Área, as doações podem ser financeiras ou de material. Contudo, para entrega de doações de material é necessário entrar em contato com a Central de Recebimento de Doações do INCAvoluntário, pelo telefone (21) 3207-3574 ou pelo e-mail contato@incavoluntario.org.br para verificar a prioridade de doação da semana.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda