IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Um Dia das Mães especial no INCA

No mês de maio celebramos o dia das mães e em homenagem a todas elas, sendo pacientes ou acompanhantes, o INCAvoluntário promoveu ações nas unidades hospitalares do INCA para comemorar esta data tão especial.

Os eventos contaram com café da manhã, cabeleireiro, manicure, massagem relaxante, atividades recreativas com os parceiros da Animasom, distribuição de brindes durante a celebração, nos núcleos do INCAvoluntário e nas enfermarias, para as pacientes internadas. Além dos presentes, as mamães também ganharam massagem nos pés e esmaltação nas unhas, trabalho feito em parceira com a Musa Cosméticos, que já marcou presença em outros eventos do INCAvoluntário.

Esta ação, como todas as outras realizadas pelo INCAvoluntário, tem como objetivo principal dar ao paciente em tratamento oncológico, um pouco de alegria e afeto nessas datas, já que para muitos deles se torna difícil de ser comemorada pelo momento delicado que estão passando. Pensando nisso, a missão do INCAvoluntário é tornar o ambiente hospitalar o mais acolhedor possível. Manter um contato direto com os pacientes e seus familiares, para ouvi-los e apoia-los da maneira que for possível, também é um dos pilares do INCAvoluntário e a função mais importante que os voluntários têm dentro das unidades hospitalares.

”Espero que vocês continuem com esse trabalho por muito tempo. Traz muita felicidade para gente. Eu sei que vocês dependem de doações e por isso espero que mais pessoas conheçam o trabalho de vocês e possam ajudar”, disse Amanda Paes, mãe da Ana Clara paciente do INCA 1.

Catarina dos Santos, paciente do INCA 3, estava presente na confraternização que aconteceu no dia 8 de maio no INCA da Praça da Cruz Vermelha, e contou ”Só tenho a segunda-feira livre e não podia perder a festinha de vocês”, falou, rindo.

Na celebração da unidade de Vila Isabel, INCA 3, Iraildes da Silva deu um depoimento emocionante sobre sua trajetória como paciente em tratamento oncológico.

”Comecei o tratamento aqui no INCA junto com a minha irmã, mas ela morreu. Muitas vezes pensei em desistir, minha mãe brigava muito comigo, falando que eu ia continuar me tratando mesmo amarrada. Mas hoje mesmo, faz seis anos que ela morreu e eu estava muito triste e desanimada, mas vir aqui e ver o trabalho de vocês, esse carinho e dedicação, me dão força para continuar lutando por mim e pela minha família também”, desabafou Iraildes durante a celebração de dia das mães do INCA 3.

Com direito a um espaço decorado exclusivamente para tirar fotos, feito pelas voluntárias, os presentes puderam tirar fotos e fazer vídeos com a decoração ao fundo e plaquinhas com dizeres comuns que mães e filhos compartilham. Durante um clique e outro, Pâmela Nascimento, acompanhante da paciente Suelide, disse ter ficado inspirada depois de participar da ação e conhecer melhor o trabalho do INCAvoluntário.

”Quero saber mais como ajudar e sobre como é ser voluntária, entender mais sobre o trabalho”, disse Pâmela.

 

 

 

 

Durante a semana de comemoração de Dia das Mães, também ocorreu a ”Feirinha das Pacientes”, feita pelas alunas do Ateliê de Artes e Ofícios, em que elas vendem os artesanatos que aprenderam durante as aulas no Ateliê e toda a renda arrecadada pertence à elas, essa iniciativa se concentra em um dos pilares do projeto que é oferecer aos pacientes e familiares, que muitas vezes precisam parar de trabalhar para se dedicar inteiramente ao tratamento, outras formas mais acessíveis para que eles possam continuar gerando sua própria renda.

 

 

Ficou inspirado também?

Sabia como ser um voluntário e entenda sobre a importância desse trabalho no INCAvoluntário. Mais informações sobre a inscrição e pré-requisitos, estão disponíveis dentro do site, na aba ”Seja um Voluntário”.

Saiba como contribuir com o INCAvoluntário?

Se interessou em conhecer mais nosso trabalho e não sabe como contribuir? Acesse a aba ”Como Doar” do nosso site e veja quais das nossas formas de doação, sendo Financeira, de Materiais, de Serviços, Parcerias e as Campanhas.

 

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda