IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Edição dupla do Cultura e Lazer

No mês de outubro, o INCAvoluntário se empenhou mais uma vez na realização da sua edição dupla do Cultura e Lazer, uma iniciativa que está intrinsicamente alinhada com uma das principais missões da instituição: a humanização do tratamento oncológico de pacientes pediátricos. O Cultura e Lazer tem como objetivo proporcionar uma experiência enriquecedora aos pacientes, permitindo-lhes explorar alguns dos pontos turísticos mais icônicos do Rio de Janeiro ou locais especialmente solicitados por eles, e, acima de tudo, estimular a inclusão social durante o tratamento.

Em uma edição especial que ocorreu no dia 17 de outubro, o Cultura e Lazer celebrou o Dia das Crianças com um evento dedicado aos pequenos pacientes da pediatria do INCA. Sob o título de “Festa do INCA”, o programa levou as crianças para uma manhã repleta de alegria e brincadeiras no parque da Animasom, localizado no Shopping Tijuca. A celebração foi marcada por dinâmicas lúdicas conduzidas por animadores da Animasom. As atividades incluíam danças animadas, jogos com bolas e partidas de pique pega, tudo adaptado para garantir a segurança e o conforto dos pacientes. Além disso, os animadores encantaram as crianças com shows temáticos, caracterizados como diversos personagens infantis, tornando o dia ainda mais mágico e inesquecível para os pequenos guerreiros.

”Ele amou tanto que nem queria ir embora, por isso está com essa carinha emburrada”, contou Isabela, mãe do paciente Conrado Caldeira, em meio a sorrisos da mãe, Conrado parecia aborrecido por sair do parque. Ao questionado se gostaria de voltar, ele respondeu prontamente que sim!

Miguel Moura, paciente da ala pediátrica, contou o que achou da sua experiência no parque da Animasom.

”Eu não gostei, eu amei! Foi o melhor lugar que que eu já fui, nunca tinha vindo”, contou Miguel, animado. Daniele, sua mãe, compartilhou com o INCAvoluntário que até ela tinha amado a experiência e que gostaria de retornar ao parque mais vezes.

Mais do que uma simples atividade de entretenimento, o Cultura e Lazer no parque da Animasom proporcionou um importante escape da rotina hospitalar, contribuindo para o bem-estar emocional e o processo de recuperação das crianças em tratamento oncológico. A humanização do tratamento é um fator crucial no enfrentamento da doença, e iniciativas como essa desempenham um papel significativo nesse processo.

 

Além disso, no dia 24 de outubro, o Cultura e Lazer expandiu sua ação para os pacientes adultos, levando-os para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde puderam desfrutar de um dia cercado pela natureza. A participação especial de Luciana Lobo, criadora do Instituto ZENcancer, enriqueceu a experiência dos pacientes, demonstrando o poder da colaboração e do apoio mútuo no contexto do tratamento oncológico. O programa, Cultura e Lazer no INCAvoluntário, não oferece apenas momentos de descontração,  mas também desempenha um papel fundamental na humanização do tratamento oncológico, promovendo a inclusão social e proporcionando experiências significativas para os pacientes e seus acompanhantes. Nesses eventos especiais, é possível testemunhar sorrisos, esperança e união, elementos essenciais na luta contra o câncer e na construção de um ambiente de cuidado mais acolhedor e humanizado.

Quer saber como você pode apoiar o Cultura e Lazer e outros projetos do INCAvoluntário?

O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias, junto aos pacientes em tratamento no INCA. Para isso, a Área conta com a colaboração de pessoas e empresas que apoiam seus projetos.

Todas as ações desenvolvidas pelo INCAvoluntário são mantidas por meio de doações de pessoas físicas ou empresas. Portanto, para contribuir com os projetos desenvolvidos pela Área, as doações podem ser financeiras ou de material. Contudo, para entrega de doações de material é necessário entrar em contato com a Central de Recebimento de Doações do INCAvoluntário, pelo telefone (21) 3207-3574 ou pelo e-mail contato@incavoluntario.org.br para verificar a prioridade de doação da semana.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda