IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Cursos de artesanato retornam virtualmente

O Ateliê de Artes e Ofícios do INCAvoluntário promove cursos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA

Uma aula virtual de crochê e tricô marcou o reinício gradual dos cursos de artesanato, promovido pelo Ateliê de Artes e Ofícios do INCAvoluntário, que tinha sido interrompidas por conta da pandemia do COVID-19.

Pelo WhatsApp, a professora Lúcia Cristina de Abreu Guimarães ensinou a confeccionar uma bolsa em crochê com fio de malha, no primeiro encontro, dia 14 de setembro. Além disso, para outubro, ainda sem data definida, está prevista também a retomada do curso de inglês.

“Estou com cinco alunas e todas são muito empenhadas. Com o INCAvoluntário, os pacientes têm um suporte que ultrapassa o ambiente hospitalar. Eles se sentem acolhidos e cuidados”, afirmou Lúcia. Os treinamentos ocorrem sempre às segundas-feiras, das 14h30 às 16h30, até o mês de dezembro. 

Contudo, a professora, de 61 anos, decidiu ser voluntária após passar alguns meses como acompanhante do irmão e do marido, já falecidos, que se submeteram ao tratamento de câncer de pulmão no Instituto. “Eu observava o trabalho dos voluntários e achava muito importante para os pacientes e acompanhantes”, lembrou Lúcia, sobre a experiência que viveu há cerca de cinco anos. 

No entanto, hoje, o ensinamento dela é um incentivo para a paciente Marisa Lins, de 66 anos. “Senti muita saudade. As aulas nos ajudam na autoestima, a manter a mente ativa e também no lado financeiro, com a venda do que produzimos. Na pandemia, eu parei com as vendas, mas agora vou retomar”, contou. 

Da mesma forma, Aimé Dias, de 70 anos, também comemorou o retorno do curso: “É uma troca de conhecimentos, afeto. E faz falta. Além disso, as peças que faço, costumo dar de presente aos amigos e familiares. No entanto, no início da pandemia, fiquei em depressão, mas no ateliê, a gente preenche o tempo de maneira saudável, é um local de calor humano, compreensão e solidariedade”.

Cursos de artesanato retornam virtualmente

Conhecendo um pouco mais

Um dos objetivos do INCAvoluntário é promover atividades que contribuam para a geração de renda. Com isso, o paciente em tratamento no INCA e/ou seu acompanhante consegue ter uma nova fonte de renda. Além disso, o Ateliê de Artes e Ofícios oferece cursos de alfabetização, informática, inglês e diversas técnicas de artesanato. Para ter mais informações sobre as inscrições nos curso, entre em contato pelo Fale Conosco.

A missão do INCAvoluntário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e seus acompanhantes. Além disso, a Área de Ações voluntárias promove e apoia atividades de inclusão social e o resgate da cidadania. No entanto, a maioria das pessoas que chega ao INCA está fragilizada por causa da doença e pode ficar com a autoestima baixa ao longo do tratamento. Veja mais no clicando aqui!

 

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda