IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Parceria leva humanização e autoestima às pacientes do INCA

INCAvoluntário e Instituto ABIHPEC promovem oficina virtual de automaquiagem

Desde 2016 o projeto De Bem com Você – A Beleza contra o câncer é realizado no INCA, em parceria com o INCAvoluntário e com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Devido a pandemia, as oficinas precisaram se reinventar para que as pacientes do INCA continuassem sendo atendidas pela iniciativa.

As oficinas, que aconteciam de forma presencial, com o apoio de três voluntárias maquiadoras da ABIHPEC, passaram a acontecer de forma remota. No Hospital do Câncer 3, unidade especializada no tratamento de câncer de mama, são feitas as inscrições mensais de 12 pacientes. No dia e horário marcado pela equipe do INCAvoluntário, cada paciente recebe um kit de maquiagem individual e um vídeo gravado pela maquiadora da ABIHPEC é passado no telão do auditório, ensinando as técnicas de automaquiagem.

Já no Hospital do Câncer 2, unidade especializada no tratamento ginecológico, as oficinas remotas estão sendo realizadas dentro da quimioterapia da unidade. As voluntárias do INCAvoluntário entregam os kits de maquiagem às pacientes que estão realizando o tratamento no dia, colocam o vídeo da maquiadora da ABIHPEC e ficam com elas para tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso.

“Precisamos nos reinventar e nos adaptar. O objetivo do projeto é ensinar técnicas de automaquiagem para levantar a autoestima de mulheres em tratamento oncológico. Foi fundamental a disponibilização desse vídeo pelos nossos parceiros pois, dessa forma, conseguimos voltar com a ação em 2021, levando alegria e bem-estar às pacientes “, comenta Angélica Nasser, supervisora do INCAvoluntário.

Durante o ano de 2021 foram realizadas 19 oficinas e 214 pacientes em tratamento no INCA foram beneficiadas pelo projeto. Devido as normas de controle da Covid-19 dentro do INCA, as pacientes que participam das oficinas são orientadas a não utilizarem os itens de maquiagem que vão dentro do kit durante a oficina. Elas assistem ao vídeo e colocam em prática em casa.

Quer promover ações em parceria com o INCAvoluntário?

Para promover ações e campanhas em prol dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA), você deve ser um parceiro do INCAvoluntário. A Área de Ações Voluntárias do INCA tem todo o cuidado e atenção para alinhar as ações e campanhas que serão voltadas para ajudar os pacientes do Instituto.

As parcerias são aprovadas previamente pela equipe do INCAvoluntário para que as empresas e pessoas físicas possam usar o nome e logomarca do INCAvoluntário da melhor forma possível. Além disso, após a confirmação da equipe é necessário assinar um termo de parceria que garante a veracidade da campanha e das informações que serão fornecidas aos participantes da ação.

Confira o passo a passo para realizar campanhas em parceria com o INCAvoluntário clicando aqui

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda