IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

INCAvoluntário fecha parceria com Instituto Rope

INCAvoluntário e Instituto Rope: Transformando Sonhos em Realidade para Pacientes Oncológicos

No primeiro semestre de 2023, uma parceria significativa foi firmada entre o INCAvoluntário e o Instituto Rope, com um propósito nobre: proporcionar aos pacientes oncológicos um tratamento mais humano e acolhedor. Alinhado com as demais iniciativas do INCAvoluntário, esse novo compromisso visa enxergar além da doença, buscando trazer alívio e conforto durante o período de tratamento.

Em menos de seis meses de colaboração, o Instituto Rope, juntamente com o INCAvoluntário, já conseguiu identificar mais de vinte sonhos de pacientes e tornou realidade dois deles. Paulo Freire França, um paciente que dedicou grande parte de sua vida à música, sonhava em vivenciar um cortejo musical durante seu período de internação. Em um dia especial, 26 de maio, esse sonho se tornou realidade graças à parceria entre as instituições, proporcionando a Paulo uma manhã memorável na companhia de uma banda, trazendo a música ao vivo para dentro de seu quarto hospitalar. Outro sonho realizado foi o de Tatiane Jesus Santos, que ansiava por se comunicar com o mundo, acessar redes sociais, notícias e falar com amigos, algo simples, mas de imenso significado para ela. Em 30 de junho, seu desejo foi concretizado com a doação de um celular, e desde então, o projeto continua se dedicando a viabilizar os demais desejos identificados.

INCAvoluntário e Instituto Rope: Transformando Sonhos em Realidade para Pacientes Oncológicos

O Instituto Rope, com sua atuação presente em mais de 19 países desde 2016, tem como missão realizar sonhos de pessoas que enfrentam doenças graves e ameaçadoras. Até o momento, o programa já contemplou mais de 22 mil desejos ao redor do mundo, oferecendo esperança e momentos especiais a quem mais necessita.

Roberto Palmeira, diretor de sonhos do Instituto Rope, compartilha o impacto transformador desse projeto em âmbito nacional. As ações vão além da simples realização de desejos, promovendo uma rede de apoio que permite que esses pacientes sejam vistos e ouvidos em sua totalidade, para além de seu estado de saúde. Com mais de 290 voluntários espalhados por estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, e parcerias estabelecidas com diferentes instituições, o Instituto Rope continua firme em sua missão de concretizar os desejos mais significativos de pessoas que enfrentam doenças graves.

”Somos um pouco mais de 290 voluntários com células no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e ações em todo o Brasil, com parcerias firmadas com diferentes instituições. Seguimos na missão de realizar estes desejos mais significativos de pessoas ameaçadas por doenças graves, desde conhecer a rádio que escuta diariamente, a voar de helicóptero em volta do Cristo Redentor, de conhecer seu ídolo, dançar, cantar, editar um livro, rever um local especial ou, até, reencontrar um amor”, disse Roberto.

Com a continuidade dessa parceria entre o INCAvoluntário e o Instituto Rope, mais histórias de sonhos realizados têm surgido, trazendo esperança e conforto para pacientes enfrentando momentos difíceis em sua jornada contra o câncer. Essas ações de humanização têm demonstrado como o cuidado com o bem-estar emocional e a realização de desejos podem ter um impacto significativo na vida dos pacientes, proporcionando-lhes momentos especiais e valiosos. Além disso, a expansão do Instituto Rope no Brasil, com suas células em diferentes estados, mostra o comprometimento em abraçar sonhos diversos, permitindo que as pessoas em situações delicadas se sintam acolhidas, ouvidas e vistas para além de suas condições de saúde. O poder transformador dessas ações é uma prova do potencial humano de solidariedade e empatia, fortalecendo laços e tornando o mundo um lugar mais acolhedor para aqueles que mais precisam. A parceria entre o INCAvoluntário e o Instituto Rope se consolida como uma luz de esperança e carinho na vida daqueles que enfrentam batalhas contra a doença.

Saiba como ser um parceiro do INCAvoluntário

Tem interesse em realizar ações em prol dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer? Saiba como ser parceiro do INCAvoluntário através do link de parcerias disponível no site. Essa forma de contribuição está acessível tanto para pessoa jurídica quanto pessoa física. Qualquer dúvida sobre o processo é só entrar em contato nos canais oficiais ou no e-mail: incavoluntario@inca.gov.br

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda