IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Apoio aos pacientes do INCA

A missão do INCAvoluntário é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e seus acompanhantes, promovendo e apoiando atividades de inclusão social e o resgate da cidadania. No entanto, a maioria das pessoas que chega ao INCA está fragilizada por causa da doença e pode ficar com a autoestima baixa ao longo do tratamento.

Pacientes internados e acompanhantes

Além de oferecerem apoio, por meio da escuta, os voluntários estão sempre atentos às necessidades dos pacientes. Além disso, eles promovem nas enfermarias atividades de lazer, para dar momentos de entretenimento e ajudam na alimentação deles. O voluntariado oferece serviços de embelezamento tanto para pacientes internados quanto para ambulatoriais, como de cabeleireiro, manicure e maquiagem. Portanto, essas ações contribuem para aumentar a autoestima dos pacientes.

Pacientes em tratamento ambulatorial

Ao chegar no INCA, o paciente e seu acompanhante são recebidos por voluntários. Depois disso, eles o ajudam a localizar setores do Instituto e oferecem algum apoio caso o paciente precise, como providenciar cadeiras de rodas. Esta atividade é chamada de Acolhimento ao Paciente. Além disso, para preencher o tempo dos usuários que estão aguardando atendimento são realizadas, nos ambulatórios, oficinas de artes e trabalhos manuais e distribuídas revistas. Além disso, no ambulatório da Pediatria, há a sala de recreação, na qual são promovidas apresentações teatrais, de mágica, contação de histórias, e oficinas aos pacientes infantis. O espaço dispõe ainda de videogame, karaokê, jogos variados e livros.

Pacientes em acompanhamento

Pacientes em fase de reabilitação e seus acompanhantes têm à disposição diversas atividades que contribuem para encontrar uma nova fonte de renda. O objetivo é oferecer uma alternativa para os pacientes que muitas vezes precisam parar de trabalhar devido a tratamentos longos ou por alguma impossibilidade física. Além disso, atualmente há aulas de alfabetização, informática, inglês, além de técnicas de artesanato (confecção de chinelos, arte com reciclagem, pintura em tecido, dentre outros). O INCAvoluntário ainda estimula a participação dos pacientes em feiras e eventos para que eles possam apresentar e vender os seus produtos.

Oficinas de mútua ajuda

Outra atividade do INCAvoluntário é a organização de grupos de ajuda mútua. Atualmente, são dois. Semanalmente, um grupo de pacientes laringectomizados se reúne no INCA para praticar exercícios de reabilitação da voz e trocar experiências. As reuniões ocorrem com a parceria dos serviços de Fisioterapia e Fonoaudiologia do Instituto. Além disso, mensalmente é promovido, junto ao Serviço de Fisioterapia do INCA, um grupo para os pacientes com amputação de membros. Nos encontros, são abordados temas como acessibilidade, direitos sociais, uso de próteses além de muita troca de experiência entre os participantes.

Pacientes em vulnerabilidade social

Após uma avaliação com o Serviço Social do INCA, o paciente é encaminhado ao INCAvoluntário para receberem alguns benefícios. Estes auxílios contribuem para que o paciente não interrompa o tratamento e tenho uma qualidade de vida melhor. A alimentação adequada é fundamental para que o paciente tenha uma boa resposta ao tratamento. Para isso, são doadas bolsas de alimentos, para que o paciente possa ter a alimentação equilibrada em casa. Além disso, os pacientes também contam com o Banco de Empréstimos, que disponibiliza equipamentos – cadeiras de rodas e higiênicas, nebulizadores.

O INCAvoluntário oferece ainda

Apoio aos pacientes do INCA
  • Oficina de auto maquiagem: As oficinas acontecem uma vez por mês no Hospital do Câncer II e no Hospital do Câncer III.  O objetivo é ensinar técnicas e dicas de beleza às mulheres em tratamento, ajudando a minimizar os efeitos secundários relacionados às transformações causadas durante os tratamentos e ajudando a melhorar a autoestima.
  • INCAvoluntário em Ação – cultura e lazer: Mensalmente, são promovidos passeios em pontos turísticos e culturais na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, para participar o paciente deve estar em tratamento em uma das unidades hospitalares do INCA. Além disso, o passeio acontece de forma inteiramente gratuita. São oferecidos um ônibus confortável para transporte dos pacientes e acompanhantes, um lanche e uma camiseta. Além dos ingressos para o local visitado.
  • Cursos: O Ateliê de Artes e Ofícios também promove, durante todo o ano, cursos aos pacientes e acompanhantes. Por exemplo, alfabetização, inglês, informática, crochê, pintura, dentre outros.

Todas essas atividades estão disponíveis aos pacientes em tratamento no INCA. Os interessados em participar de alguma delas devem entrar em contato com o INCAvoluntário pelo telefone: (21) 3207-4575 ou pelo Fale Conosco.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda