IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

INCAvoluntário promove troca de ideias com outras organizações

O mês de setembro foi repleto de atividades significativas para o INCAvoluntário. Além da visita da equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), que realizou o encontro para conhecer as atividades voluntárias realizadas no INCA, o INCAvoluntário expandiu seus horizontes ao levar o espírito voluntário para além das paredes da instituição, alcançando a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio de uma palestra inspiradora ministrada por Bruna Rodrigues, coordenadora de Comunicação e Captação de Recursos do INCAvoluntário.

O Núcleo de Humanização do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, na UFRJ, convidou o INCAvoluntário para discursar sobre os desafios do trabalho voluntário dentro de hospitais. Durante a palestra, Bruna compartilhou a missão e a dedicação que envolvem o trabalho voluntário realizado pela  Área. Além de contextualizar historicamente o voluntariado no Instituto Nacional de Câncer, ela enfatizou a importância de os voluntários estarem alinhados com a gestão do programa. Isso implica em serem capazes de informar pessoas externas e estarem profundamente engajados. Essa sincronia só é possível graças às ações internas e ao relacionamento contínuo entre os gestores e os voluntários. Este relacionamento mantém todos informados e envolvidos em todos os aspectos do programa, desde as necessidades de doação até os canais oficiais para confirmar ou refutar informações.

“Poderíamos dizer que a comunicação é a palavra chave. E, vindo de mim, isso até soaria de forma clichê. Mas, manter o engajamento e envolvimento dos voluntários, por mais de 20 anos, com a nossa instituição é um trabalho continuo e de longo prazo. O INCAvoluntário começou por causa do envolvimento dessas pessoas, voluntárias, que amavam a causa do INCA e queriam ajudar os pacientes em tratamento. A partir de então, nosso desafio é: manter esta chama acessa e contagiar os novos voluntários com esse amor. Não é fácil. É preciso ter canais abertos com as equipes de voluntários a ajustar as ações. Mas sempre ficamos muito felizes quando percebemos que eles estão tendo o sentimento de pertencimento com o INCAvoluntário”, comentou Bruna.

Durante a reunião com representantes do INTO, a Gerente Geral Fernanda Vieira e a Coordenadora da Seleção de Voluntariado, Roberta Fernandes, discutiram com Nathalia Martins, Chefe de Assistência Social, e Ricardo Marques, Gerente de Projetos do INTO, a formulação do processo seletivo para voluntários, o treinamento necessário e os desafios relacionados à captação de recursos para uma instituição sem fins lucrativos. Uma das principais missões do INCAvoluntário é fortalecer o trabalho voluntário dentro da própria instituição e servir de referência para outras organizações que buscam promover o voluntariado.

Quer saber mais sobre o trabalho voluntário no INCA?

O trabalho voluntário no INCA existe antes mesmo da criação e formalização do INCAvoluntário. Se você deseja saber mais sobre o trabalho voluntário no INCA, é importante ressaltar que ele é uma parte intrínseca de todas as atividades promovidas pelo programa, com voluntários desempenhando papéis essenciais em todas as áreas de atuação do INCAvoluntário.. Saiba como ser um voluntário. 

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda