IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Dia das Boas Ações de 2023

O INCAvoluntário marcou presença em mais um Dia das Boas Ações. O evento deste ano no Rio de Janeiro, aconteceu no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, no dia 21 de maio. O ”DBA”, como é conhecido, é um programa criado para celebrar e divulgar o trabalho voluntário de organizações sem fins lucrativos. Esse evento ocorre todos os anos, em diferentes partes do mundo.

A iniciativa, além de reunir várias instituições, tem também o objetivo de divulgar o trabalho de cada uma delas de maneira individual e também divulgar o trabalho voluntário como um todo. Muitas pessoas tem vontade de contribuir para alguma organização mas não sabe por onde começar a procura, qual teria mais a ver consigo e com os propósitos que acredita. Pensando nisso, durante o evento, cada organização com sua ”barraquinha” pôde explicar melhor sobre seu trabalho, sobre o que se espera de um voluntário e todas as maneiras possíveis de doar para a instituição.

2023 marcou o oitavo ano de Dia das Boas Ações no Brasil. Em âmbito nacional, o evento é organizado pelo Atados, uma organização da sociedade civil,  que atua para a mobilização social, conectando pessoas com organizações de diversas áreas. O trabalho que a Atados oferece também pode ser visto como um fortalecimento de rede do Terceiro Setor, unindo possíveis voluntários com organizações e também, organizações com outras organizações.

Rosa Diaz, Gerente de Redes e Comunidades do Atados, contou sobre a importância do Atados ser a responsável pelo evento do DBA no Brasil. ”O Atados atua como representante do Dia das Boas Ações aqui no Brasil desde 2016, quando aconteceu a primeira edição do movimento no país, e pra gente é super importante realizar esse evento  que é o maior movimento de voluntariado do mundo e existe em mais de cem países. A nossa proposta sempre foi justamente a de conectar pessoas com as organizações”, disse Rosa. E ainda sobre a realização do DBA, Rosa contou como se sente em participar dessa iniciativa.

”O Dia das Boas Ações é um despertar para o trabalho voluntário, para doação, para que as pessoas possam ver o Terceiro Setor, para que as pessoas possam ver o trabalho de diferentes organizações. Então funciona como aquele click, aquela sementinha, que a pessoa planta e conhece um mundo desconhecido e ai passa abrir novos horizontes e novas possibilidades”,  compartilhou Rosa sobre a sua parte favorita do DBA.

”O Dia das Boas Ações é uma grande celebração do setor social, para gente valorizar aqueles projetos, ver as organizações no palco. Vê-las ali como protagonistas é muito lindo. E também acho muito legal a ocupação do espaço público, em uma área dita privilegiada na nossa cidade, por organizações do Rio. E conseguimos levar alguns ônibus de atendidos de organizações para estarem ali com a gente e celebrar o trabalho dessas organizações”, contou Rosa.

Além do evento no dia 21, o DBA seguiu promovendo então A Semana das Boas Ações. No INCA aconteceu, no dia 23 de maio, um show do grupo Sintonia de Dominó, que apresentou uma peça musical no ambulatório pediátrico do INCA. ”A Semana Social que é uma Semana de Boas Ações no Brasil inteiro, esse ano a gente tem mais 80 ações inscritas e cadastradas em mais de 32 municípios do Rio, mas também tem ações no Acre, na Bahia, em Curitiba e São Paulo, são diversas ações que as organizações realizam para mostrar às pessoas que é possível ser voluntário”, disse Rosa, sobre a Semana das Boas Ações.

O INCAvoluntário participou de três edições do Dia das Boas Ações, sendo a edição deste ano, a segunda presencialmente após o período pandêmico. Bruna Rodrigues, líder de Gestão de Captação e Comunicação do INCAvoluntário, contou quais foram as maiores mudanças destas edições. ”Acredito que o que tenha mudado foi a visão da sociedade civil sobre a importância da atuação do terceiro setor. O evento DBA, traz muita visibilidade para as organizações. Com a pandemia, a sociedade mudou a sua mentalidade sobre o trabalho voluntário e começou a valorizar a atuação do terceiro setor no dia a dia”, disse Bruna.

Além disso, Bruna também contou sobre a sua parte favorita do evento. ”Com certeza é o evento como um todo. Participei das última edições do DBA, com a equipe do INCAvoluntário, e cada edição é especial. Tem esse momentos de troca com as outras organizações, as apresentações musicais, de dança e teatrais no dia, tem o contato com o público. É um dia muito especial e importante para nós, como INCAvoluntário”, comentou Bruna.

Sabia as formas de contribuir com o INCAvoluntário

O INCAvoluntário é a área de ações voluntárias do Instituto Nacional de Câncer, sendo um programa de Terceiro Setor, não tem qualquer contribuição financeira do governo, tendo seus projetos, ações e benefícios concedidos para os pacientes oncológicos em tratamento no INCA, sustentados única e exclusivamente por meio de doações.

As doações podem ser financeiras, de matérias ou do seu tempo, como um voluntário. Atualmente o INCAvoluntário conta com quase 200 voluntários que atuam em todas as unidades hospitalares do INCA e fora delas também, entenda mais sobre como funciona o trabalho voluntário do INCA aqui.

Saiba como ser um doador do INCAvoluntário e como ajudar o programa a continuar transformando a realidade de pacientes oncológicos dentro e fora do hospital.

Se mantenha atualizado através das redes sociais, instagram, facebook e linkedin.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda