IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Cultura e Lazer em dobro

O mês de setembro passou e ocorreram mais edições do projeto INCAvoluntario em Ação: Cultura e Lazer, uma iniciativa que se alinha com uma das principais missões do INCAvoluntário: promover a inclusão social de pacientes em tratamento no INCA e seus acompanhantes. O objetivo do Cultura e Lazer é proporcionar aos pacientes a oportunidade de explorar um dos pontos turísticos mais emblemáticos do Rio de Janeiro ou um local especialmente solicitado por eles. Nesta edição especial, o Cultura levou os pacientes em tratamento no INCA para duas experiências completamente diferentes, uma delas foi um tour online pelo maior museu do mundo, o Louvre, o outro uma viagem emocionante pela vida de Claudinho e Bochecha, no filme Nosso Sonho.

Em parceria com o programa Experimente Cultura, que busca levar pessoas em vulnerabilidade social para conhecer Museus do Rio de Janeiro, realizaram uma edição especial do Cultura e Lazer e fizeram um passeio guiado online pelo Museu do Louvre, com direito a vídeos informativos sobre a construção do Museu, suas alas e obras hospedadas lá, contexto histórico e um debate aprofundado pela vida de um dos artistas mais famosos do mundo, Leonardo Da Vinci, e sua obra mais emblemática, a Monalisa, que se encontra em exposição no Louvre. Após a visita, os pacientes ainda puderam bater um papo com a professora Zilda, especialista no Museu e moradora de Paris, onde ela tirou dúvidas e contou curiosidades sobre a cidade.

A outra parada do Cultura e Lazer em setembro foi levar os pacientes para assistir o filme Nosso Sonho, história dos cantores Claudinho e Bochecha, em parceria com a Kinoplex, que forneceu os ingressos para que o INCAvoluntário pudesse proporcionar mais essa experiência envolvente e emocionante para os pacientes em tratamento oncológico, longe dos muros do ambiente hospitalar.

” Fiquei muito emocionada com o filme e com a história, foi muito marcante. Um grande aprendizado, e eu também nunca tinha vindo ao cinema Kinoplex antes, acabo não saindo muito”, contou Mariclei, paciente do INCA III.

Cristina Borges, também paciente do INCA III, deu um depoimento sobre a nostalgia e aprendizado que o filme trouxe. ”Me fez lembrar de quando era mais nova, as músicas, quando íamos para os bailes da vida.. E também o aprendizado, do carinho que eles sempre tiveram um com o outro, e olhar e ver o carinho que o INCAvoluntário tem com a gente, pacientes oncológicos”, declarou Cristina.

Com os depoimentos de Mariclei e Cristina, pode-se notar a importância de levar os pacientes em tratamento oncológico para fora do ambiente hospitalar, possibilitando a eles além do divertimento cultural, também uma experiência de leveza e distração, onde eles podem ter também um momento de autorreflexão juntamente com o lazer. Levar os pacientes para dentro desses espaços que, eles sozinhos, não teriam facilidade de acesso, é um dos pilares do Cultura e Lazer.

Quer saber como você pode apoiar o Cultura e Lazer e outros projetos do INCAvoluntário?

O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias, junto aos pacientes em tratamento no INCA. Para isso, a Área conta com a colaboração de pessoas e empresas que apoiam seus projetos.

Todas as ações desenvolvidas pelo INCAvoluntário são mantidas por meio de doações de pessoas físicas ou empresas. Portanto, para contribuir com os projetos desenvolvidos pela Área, as doações podem ser financeiras ou de material. Contudo, para entrega de doações de material é necessário entrar em contato com a Central de Recebimento de Doações do INCAvoluntário, pelo telefone (21) 3207-3574 ou pelo e-mail contato@incavoluntario.org.br para verificar a prioridade de doação da semana.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda