IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Celebrando a Vida e a Conscientização do Câncer de Mama

INCAvoluntário: Transformando Outubro em Rosa e Esperança

O mês de outubro é mundialmente conhecido como o “Outubro Rosa”, um período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama. Essa campanha tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da detecção precoce, do diagnóstico e do tratamento dessa doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, e sendo o bem estar do paciente oncológico um dos pilares do INCAvoluntário, o mês se torna ainda mais importante. Durante o mês de outubro, o INCAvoluntário intensifica as ações em prol da conscientização sobre o câncer de mama, oferecendo apoio, orientação e promovendo eventos especiais. Um desses eventos que merece destaque é a festa que ocorreu na Unidade Especializada em Câncer de Mama no dia 19 de outubro.

A festa realizada na Unidade Especializada em Câncer de Mama foi um momento de celebração e acolhimento para as pacientes e seus familiares. Ela teve como objetivo não apenas marcar o Outubro Rosa, mas também proporcionar um ambiente de apoio e descontração para as mulheres que enfrentam o desafio do câncer de mama. Durante a festa, as participantes puderam desfrutar de atividades como música, dança, momentos de interação, oficinas de maquiagem, massagem para os pés, plataforma 360 para fazer videos e tirar fotos, aula de turbantes e diferentes formas de amarrar lenços na cabeça e espaço para aula de relaxamento para as pacientes, criando uma atmosfera de esperança e solidariedade.

A festa também contou com um desfile de moda, feito por pacientes que se manifestaram interesse em participar da ação, com direito a peça de roupa da marca UnderTop e maquiagem profissional para participar do evento. Esse momento contou com uma energia diferenciada e especial, por motivar a autoestima dessas mulheres que estão passando por esse momento tão delicado em suas vidas, onde sentem sua feminilidade e beleza serem questionadas, mas dentro da ação do INCAvoluntário, foi o contrário, a beleza única delas foi exaltada.

 

Mônica Alcântara, que já foi paciente diagnosticada com câncer de mama e atua como modelo e influencer oncológica, deu seu depoimento após o desfile, na frente de todos os parceiros do INCAvoluntário e principalmente, para as pacientes que já enfrentaram o mesmo que ela.

”Depois do câncer você poder ser qualquer coisa, tenham isso em mente. Eu era profissional de educação fisica, e ainda sou, mas agora também sou modelo, palestrante e influencer. Você pode ser o que você quiser, acredita nisso mulher”, disse Mônica para a multidão que a ouvia, emocionada.

Mônica Alcantara palestrando.

Eudige Rodrigues Barbosa, paciente do INCA, contou sobre a sua experiência participando da festa de Outubro Rosa. ”Foi tudo de bom, as meninas da maquiagem deram muitas dicas, a gente entra caidinha e sai linda e é para o dia a dia também, a gente leva para vida essas dicas, maquiagem ajuda muito na autoestima, eu amei. Não sabia usar delineador e aprendi hoje, não sabia ajeitar a sobrancelha também aprendi aqui, então aprendi bastante coisa”, disse Eudige, contente depois de estar toda produzida.

Durante todo o mês de outubro o INCAvoluntário contou com parcerias que fizeram ações especiais para arrecadar fundos financeiros para a instituição, outras se fizeram presentes nas ações internas do INCAvoluntário, inclusive, comparecendo a festa de Outubro Rosa. Sendo assim, essa celebração incrível não poderia ter acontecido sem o auxilio da Musa Cosméticos, Instituto ZenCâncer, Lecado, que ofereceu um bolo lindo, Aladdin, Dream Eventos e Instituto Dara. Cada uma dessas organizações e empresas foram essenciais para a realização da Festa de Outubro Rosa, que tem o objetivo de levar levesa e esperança para esse assunto delicado dentro de locais onde as pacientes já o enfrentam, mas também de disseminar a informação e conscientização da detecção precoce e dos cuidados preventivos.

 

Saiba como ajudar o INCAvoluntário não só em Outubro

O INCAvoluntário se considera uma instituição de celebrações, por tanto, há festas e ações para os pacientes oncológicos em tratamento no INCA durante todo o ano. Essas celebrações levam alegria ao ambiente hospitalar, e possibilita muitas vezes, a única forma de celebrar as datas comemorativas para os pacientes internados. Por isso a ajuda contínua é tão importante e essencial para que a continuidade do trabalho que tem sido feito há vinte anos. Saiba como doar financeiramente, itens diversos ou o seu tempo.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda