IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Ateliê de Artes e Ofícios reabre as portas

O Ateliê de artes e ofícios do INCAvoluntário reabriu as portas no final de 2022, após dois anos fechado durante o período pandêmico. O espaço foi fundado com o intuito de propagar um dos pilares da instituição, que é a promoção de atividades que contribuem para uma nova geração de renda para os pacientes em tratamento no INCA, e seus acompanhantes.

É comum que muitos pacientes precisem parar de trabalhar durante o tratamento devido à questões de saúde, e os familiares que os acompanham também, por isso oferecer outra possível forma de adquirir uma renda extra, é tão importante para o INCAvoluntário. Além disso, a interação com outras pessoas que estão enfrentando a mesma dificuldade e vivencias parecidas traz o acolhimento e um aprendizado ainda maior do que os que são aprendidos nas aulas.

As turmas tem atividades variadas, indo de aulas de trabalhos manuais à classes com aulas de alfabetização. Fora o intuito principal de fornecer uma profissionalização ao paciente, outro ponto chave das aulas é oferecer aos pacientes uma maneira de distração e motivação, encontrando em aulas de seu interesse, um meio de ajudar sua autoestima e aprimorar seu conhecimento na área que escolheu.

Maria Conceição Mariza, 71 anos, voluntária do Ateliê há quase vinte anos, contou sua visão sobre a finalidade que o Ateliê tem dentro do INCAvoluntário e a importância desse projeto para os pacientes e familiares.

”A finalidade é ajudar os pacientes em tratamento. Eles aprendem alguma coisa nova e alguns até conseguem vender depois”.

No final do ano anterior, foi organizada uma feirinha no Hospital do Câncer (HC1), que foi composta por alunos do Ateliê que venderam os itens que aprenderam a confeccionar nas aulas.

Para a voluntária, Maria Conceição, a parte mais importante dessa ação é o acolhimento que os pacientes recebem, tanto da recepção que os voluntários dão a eles, quanto a troca de vivências que realizam uns com os outros.

”As atividades que eles fazem aqui são terapêuticas, eles se organizam, saem de casa e vem até aqui aprender algo que eles escolheram. E muitas vezes eles levam esses exercícios para casa também”.

Todas as aulas ministradas no Ateliê são com professores voluntários, e todo material usado é obtido através de doações. Saiba como na aba do nosso site ”Como doar” onde você pode entender melhor e escolher qual forma de doação fica se enquadra melhor para você!

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda