IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Nova parceria promove bem-estar e relaxamento aos acompanhantes

O ano começou mais zen e relaxante para os pais e mães que acompanham seus filhos nas consultas e procedimentos no INCA. É que no dia 24 de janeiro, o INCAvoluntário deu início a parceria com o Instituto ZENcancer, que tem como objetivo a realização de práticas integrativas complementares gratuitas.
De forma simples, a professora e idealizadora do Instituto, Luciana Lobo, colocou a música relaxante para tocar e convidou as mães para sentarem em círculo. Ela iniciou a atividade com exercícios de respiração e concentração no corpo e depois continuou com movimentos que trazem uma consciência sobre a postura corporal.
“É ótimo ter essa parceria com o INCAvoluntário e poder trazer o projeto ZENcancer, pois proporciona uma experiência incrível para esses pais e mães, que, no dia a dia do tratamento dos filhos, eles não conseguem ter. Durante esse momento de espera, no ambulatório, é bom ter esse tempinho para relaxar e levar isso para os próprios filhos. Acaba que transforma o dia deles”, comenta Luciana.
O projeto ZENcancer foi idealizado por Luciana Lobo, professora de yoga, e mestra em Microbiologia. Luciana foi diagnosticada com câncer de mama em maio de 2017 e, em paralelo ao tratamento quimioterápico, iniciou algumas atividades de práticas integrativas e complementares cujo intuito era auxiliar a redução de seu nível de estresse, recuperar o sistema imunológico e melhorar seu bem-estar.
Depois de 30 minutos, imersos em um clima de tranquilidade e paz, na sala da Recreação Infantil, no prédio-sede do INCA, Luciana encerra a atividade dando abertura para as mães se abrirem e contarem sobre a experiência com a prática da yoga.
“Nessa rotina pesada, de ir e vir ao INCA para fazer o tratamento, é bom ter um momento desse, onde a gente pode parar e esquecer um pouco das preocupações e aflições”, conta Ana Cristina Albino, tia da paciente Naiady de 11 anos.

O projeto ZENcancer, também será desenvolvido com os pacientes infantis junto com os profissionais da seção de fisioterapia pediátrica. A parceira do INCAvoluntário e do Instituto ZENancer, tem o apoio da chefia da Seção de Oncologia Pediátrica e promoverá ainda, o projeto O Incrível Universo Celular, que tem como objetivo organizar oficinas de “contação” de histórias para crianças onde elas aprenderão sobre o funcionamento do sistema imunológico inato e adaptativo, os mecanismos de ação dos quimioterápicos e como as emoções influenciam nossas células. O projeto contará com microscópios onde os pacientes poderão ver as células.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda