IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Resiliência e Solidariedade, conheça Marinês

Conheçam mais uma história de força e superação dentro do INCAvoluntário

No clima festivo do Natal, o INCAvoluntário compartilha mais uma inspiradora história de superação que floresce no coração de seu programa de voluntariado. Marinês Vieira, voluntária há aproximadamente cinco anos, emerge como um exemplo extraordinário, sendo não apenas uma colaboradora dedicada, mas também uma ex-paciente do INCA. Após concluir seu tratamento, Marinês escolheu retornar para contribuir como voluntária, desempenhando um papel crucial no setor administrativo do INCAvoluntário, especificamente no hospital voltado aos cuidados paliativos.

”Sempre aleguei essa falta de tempo, o que era verdade, mas aí me aposentei e em vez de realmente procurar um trabalho voluntário, continuei estudando para continuar trabalhando e aí fatalidade aconteceu, fui dedicado com câncer de mama em um exame de rotina, e através do meu tratamento eu conheci o trabalho do INCAvoluntário”, contou Marinês.

Em um relato tocante, Marinês compartilhou a evolução de sua jornada, desde sua aposentadoria até a decisão de se envolver no trabalho voluntário. Mesmo antes de se aposentar, ela nutria o desejo de dedicar-se ao voluntariado, mas sempre encontrava como obstáculo a escassez de tempo. Após a aposentadoria, em vez de se lançar imediatamente ao voluntariado, ela continuou seus estudos e atividades profissionais. Contudo, a vida a surpreendeu com o diagnóstico de câncer de mama durante um exame de rotina.

Marinês, emocionada, compartilhou a reviravolta que esse momento significativo trouxe à sua vida. A adversidade tornou-se uma ponte para a conscientização sobre a importância do trabalho voluntário, especialmente no contexto do tratamento oncológico. Ela expressou o impacto profundo que o INCAvoluntário teve em seu próprio processo de recuperação, destacando a acolhida calorosa e o tratamento de referência oferecidos pelo programa.

INCAvoluntário Solidariedade Natal
Marinês Vieira, voluntária.

”Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de câncer, o que ela acha? Que vai morrer! E foi muito difícil, eu chorei muito, e aqui eu fui muito, muito bem acolhida, e além do bom acolhimento, também é um tratamento de referência que muita gente quer fazer aqui” , relatou ela. Marinês disse ser uma pessoa muito emotiva, e por ter se tratado por muitos anos no INCA III, ainda não se sentia pronta para realizar trabalho nas enfermarias.  Apesar de sua emotividade e das dificuldades enfrentadas após o diagnóstico, Marinês optou por canalizar sua energia para a área administrativa do voluntariado. Sua escolha reflete não apenas a conscientização de seus próprios limites emocionais, mas também seu compromisso em proporcionar benefícios aos pacientes e seus familiares.

A história de Marinês é um testemunho poderoso do poder transformador do voluntariado e da resiliência humana diante das adversidades. Ela personifica a essência do INCAvoluntário, onde as experiências pessoais se entrelaçam com a missão de fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios de saúde. Em um gesto de solidariedade contínuo, Marinês inspira a todos nós a abraçarmos o espírito natalino, estendendo a mão para aqueles que mais precisam, não apenas nesta temporada festiva, mas em todos os momentos da vida.

Saiba mais sobre o trabalho voluntário

O trabalho voluntário no Instituto começou por causa da solidariedade e dedicação de inúmeras pessoas. A Área de Ações Voluntárias do INCA surgiu, e continuou crescendo, ao longo dos últimos 20 anos. O comprometimento que os voluntários do INCAvoluntário tem para o seu trabalho, é o que move as ações que são feitas dentro e fora do hospital, e o que possibilita que a Área continue ajudando cada vez mais os pacientes oncológicos em tratamento no Instituto. Quando alguém se propõe a ser voluntário, além de estar acreditando na causa, que é lutar pela melhoria de vida e trajetória do tratamento do paciente em vulnerabilidade social, também está tornando possível que o programa se expanda e alcance cada vez mais pacientes do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Quer ser um voluntário?

O trabalho voluntário existe dentro do INCA mesmo antes de ter um nome formalizado, por meados dos anos de 1950 já haviam pessoas que iam até o hospital de forma espontânea para auxiliar nas atividades em prol dos pacientes. Há vinte anos, o INCAvoluntário formaliza essas ações, expandindo cada vez mais as áreas que os voluntários atuam. Para entender melhor quais são essas áreas e como ser voluntário do INCA, é só acessar aqui.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda