IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

INCA contra coronavírus

Instituto Nacional de Câncer toma medidas duras, mas necessárias, para garantir a integridade de pacientes, familiares e servidores durante a pandemia

O paciente com câncer é mais propenso a desenvolver sintomas graves caso seja contaminado pelo novo coronavírus (Covid-19), classificado pela Organização Mundial da Saúde, como pandemia. Por isso, o INCA teve que tomar medidas duras, temporariamente, para reduzir a velocidade de propagação do vírus por meio da redução de circulação de pessoas em suas unidades.

Os pacientes internados com acompanhante não podem mais receber visita. Aqueles que não têm acompanhante poderão receber apenas uma visita por dia (para impedir a concentração de pessoas, não será mais permitida a troca de visitas no mesmo dia). Durante os atendimentos ambulatoriais, o paciente só poderá estar acompanhado de uma pessoa.

O INCA recomenda que pessoas com mais de 60 anos, por comporem a faixa etária mais sujeita a apresentar sintomas graves causados pelo coronavírus,  evitem fazer visitas aos pacientes internados bem como crianças. Há ainda a forte recomendação para que os acompanhantes sejam adultos com menos de 60 anos e que não apresentem sinais da doença (os mais comuns são febre, cansaço e tosse seca; mas há casos de dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta, diarreia e dificuldade para respirar). A distribuição de tíquetes de almoço para acompanhantes do ambulatório foi suspensa para reduzir o fluxo de pessoas nos refeitórios.

Eventos internos do Instituto também estão suspensos por tempo indeterminado assim como os cursos presenciais de curta duração (atualização e aperfeiçoamento). Da mesma forma, as atividades de voluntariado dentro das unidades hospitalares serão restritas.

Preventivamente, é importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde. As principais são: lavar as mãos com água e sabão, na sua ausência, usar álcool em gel; cobrir nariz e boca com lenço ao tossir ou espirrar – quem  não o tiver, deve usar o antebraço como barreira, e não as mãos, para evitar tocar em locais que possam contaminar outras pessoas; evitar aglomerações; manter os ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos pessoais.

Matéria retira do site do INCA ( https://www.inca.gov.br/noticias/inca-contra-coronavirus )

 
  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda