IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Cultura e Lazer 2023 encerrado com chave de ouro

Última edição do Cultura e Lazer de 2023 levou os pacientes ao Planetário do Rio

O mês de novembro marcou o  encerramento do Projeto Cultura e Lazer 2023, uma iniciativa notável intrinsecamente alinhada com uma das principais missões do INCAvoluntário: a humanização do tratamento oncológico para os pacientes do INCA. Para encerrar com chave de ouro essa ação, que retornou após uma pausa durante o período pandêmico, o Cultura e Lazer levou os pacientes para explorar o Planetário do Rio, localizado na Gávea, Zona Sul da cidade. Com uma visita guiada, os pacientes tiveram a oportunidade de mergulhar na história dos planetas conhecidos, das estrelas e muito mais.

A visita guiada foi conduzida por Cristiano, um membro dedicado da equipe, que apresentou aos pacientes todas as seções do parque. Eles embarcaram em uma nave espacial, conheceram seus pesos em diferentes planetas, tocaram em pedaços de meteoros, compreenderam os signos dentro da astronomia, observaram o céu mesmo estando dentro do parque, entenderam a ordem dos planetas e viram até mesmo uma réplica do primeiro foguete enviado à lua. Foi verdadeiramente um dia repleto de aprendizados para todos os presentes. Levar os pacientes do INCA para esses espaços culturais, que não só agregam conhecimento mas também os retiram do ambiente hospitalar muitas vezes sufocante, é o principal prazer e objetivo da ação Cultura e Lazer.

Márcia Maria de Sousa, uma paciente de 70 anos, compartilhou sua experiência, destacando que nunca tinha visitado o Planetário do Rio antes. “Que passeio maravilhoso, eu nunca tinha vindo aqui, achei tudo muito lindo”, relatou ela. Outra paciente, Lúcia Helene, também compartilhou suas impressões sobre a experiência do passeio. “Gostei muito do passeio, achei bom para quem está estudando, para quem já parou e quer lembrar e aprender mais coisas. Eu amei, muito. Eu nunca tinha vindo, mas viria de novo com certeza!”, expressou Lúcia, sorrindo. O evento não apenas proporcionou um dia de lazer, mas também criou memórias valiosas e impactantes para os participantes, reforçando a importância de iniciativas que promovem o bem-estar emocional e cultural dos pacientes em tratamento.

Quer saber como você pode apoiar o Cultura e Lazer e outros projetos do INCAvoluntário?

O INCAvoluntário é responsável pelo planejamento e promoção das ações voluntárias, junto aos pacientes em tratamento no INCA. Para isso, a Área conta com a colaboração de pessoas e empresas que apoiam seus projetos.Todas as ações desenvolvidas pelo INCAvoluntário são mantidas por meio de doações de pessoas físicas ou empresas. Portanto, para contribuir com os projetos desenvolvidos pela Área, as doações podem ser financeiras ou de material. Contudo, para entrega de doações de material é necessário entrar em contato com a Central de Recebimento de Doações do INCAvoluntário, pelo telefone (21) 3207-3574 ou pelo e-mail contato@incavoluntario.org.br para verificar a prioridade de doação da semana.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda