IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Tarde de yoga e relaxamento no INCA

Instituto ZENcancer e INCAvoluntário retomam atividades de humanização para os acompanhantes

Depois da pausa, em razão da pandemia da COVID-19, o projeto ZENcancer volta a desenvolver atividades com os pais e mães que ficam internados com seus filhos na enfermaria pediátrica do INCA. As ações contemplam práticas integrativas e complementares gratuitas.

A idealizadora do Instituto e também professora de yoga, Luciana Lobo, foi diagnosticada com câncer de mama em 2017 e, no desenvolver do seu tratamento quimioterápico, deu início às atividades, com o objetivo de proporcionar bem-estar aos pacientes e/ou seus acompanhantes dentro desse ambiente oncológico.

Assim que os acompanhantes chegam para fazer a aula, já são recebidos em um ambiente tranquilo, ao som de músicas relaxantes que conduzem a prática. Luciana dá início ao exercício com movimentos de yoga para desenvolvimento de uma maior consciência corporal e depois conduz algumas dinâmicas simples de respiração e meditação.

“Aqui nós propomos os exercícios dentro de um contexto que faz parte da rotina desses acompanhantes, incluindo, por exemplo, a agitação das crianças e a demanda dos pequenos por atenção. Tudo isso para mostrar aos pais como é possível realizar atividades para aliviar tensão e estresse no dia-a-dia, sem que seja necessária uma grande estrutura ou reformulação na rotina”.

A equipe que atua na sala da recreação Infantil, no prédio-sede do INCA, onde realizamos as ações semanais, disponibilizou um caderno em formato de diário para que a professora pudesse manter uma lista dos acompanhantes presentes em cada semana. Além disso, Luciana registra sobre o desenvolver de cada um dos participantes, de modo a poder acompanhar suas limitações e necessidades.

Como promover uma campanha para apoiar os pacientes do INCA?

Para promover ações e campanhas em prol dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA), você deve ser um parceiro do INCAvoluntário, para que todas as informações sejam alinhadas da forma correta.

A equipe do INCAvoluntário avalia as solicitações previamente para que as empresas e pessoas físicas possam usar o nome e logomarca do INCAvoluntário na divulgação. Além disso, após a confirmação da equipe é necessário assinar um termo de parceria que garante a veracidade da campanha e das informações que serão fornecidas aos participantes da ação.

Confira o passo a passo para realizar campanhas em parceria com o INCAvoluntário clicando aqui.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda