IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Celebração do Dia Nacional do Voluntariado e 20 anos

“Toda Uma História de Amor e Dedicação: 20 Anos de INCAvoluntário”

No dia 30 de agosto, o INCAvoluntário deu início às celebrações de seus 20 anos com um evento especial em homenagem ao Dia Nacional do Voluntariado. O dia foi repleto de momentos marcantes e surpreendentes, desde a participação de convidados especiais até a revelação do novo uniforme para os voluntários, brindes e homenagens emocionantes para aquelas voluntárias que têm dedicado longos anos de comprometimento ao programa.

Um dos pontos altos do evento foi a palestra ministrada por Pedro Salomão, autor do livro “Empreendendo Felicidade” e renomado palestrante, cujo tema “A Pressa é a Inimiga da Humanização” ressaltou não apenas a importância do trabalho voluntário para os pacientes, mas também o valor precioso do tempo que as pessoas doam generosamente.

Dia Nacional do Voluntariado INCAvoluntário

”Tive um paciente oncológico em casa, meu pai, então sei como é complexo o processo de passar por essa doença, o que me faz valorizar ainda mais o trabalho que vocês fazem aqui. É um privilegio poder estar aqui falando com vocês, quando tenho certeza que vocês teriam muito a ensinar, com toda a dedicação que colocam no trabalho que realizam aqui”, declarou Pedro no inicio da palestra.

Além disso, Ivanise Teles e Vera Sampaio, voluntárias de longa data que acompanharam a evolução do INCAvoluntário, foram homenageadas por seu dedicado trabalho em prol dos pacientes oncológicos do Instituto Nacional de Câncer. Vera, que já era voluntária antes mesmo da formalização do INCAvoluntário, desempenha um papel multifacetado na unidade do INCA II, estando presente todos os dias da semana. Ivanise, também voluntária antes da oficialização do programa, ocupou diversas funções ao longo do tempo e atualmente é a coordenadora do Ateliê de Artes e Ofícios da Área, uma iniciativa crucial que busca proporcionar aos pacientes e acompanhantes a oportunidade de obter uma renda extra. Ambas receberam placas comemorativas dos 20 anos, juntamente com os parceiros convidados para o evento, e receberam flores como reconhecimento de seu comprometimento inabalável.

Durante o evento, um mural de fotos foi montado para contar a história do voluntariado ao longo dos 20 anos de contribuição. Essa exposição permitiu que os próprios voluntários vissem a jornada que ajudaram a construir e solidificar. Também foram apresentados depoimentos das antigas gerentes gerais do INCAvoluntário, Dra. Emília Rebelo e Angélica Nasser, bem como da madrinha oficial, Daniella Sarahyba.

Dia Nacional do Voluntariado INCAvoluntário
Fernanda, na esquerda, entrega homenagem as voluntárias Ivanise e Vera (na direita) e a Dra. Emília

”Hoje os objetivos do INCAvoluntário são muito claros e complementam o trabalho da instituição, buscando tornar jornada dos pacientes do INCA o mais suave possível. O foco não é apenas assistencial, mas sim aprimorar a qualidade de vida dos pacientes internados reintegrá-los a sociedade após a alta, incluindo neste propósito da discriminação por aqueles enfrentada por aqueles que lutam contra o câncer. Me orgulha ver hoje o INCAvoluntário com uma equipe composta por volta de 250 voluntários desempenhando desempenhando um papel diário essencial. Gostaria de enfatizar aqui a importância inestimável de vocês voluntários”, disse a primeira Gerente Geral do INCAvoluntário, Dra. Emília.

”Gerenciar o INCAvoluntário com certeza foi um marco na minha carreira, mas sem dúvida meu maior ganho foi no lado pessoal. Poder conhecer e conviver com pessoas tão extraordinárias foi o que fez a diferença no meu olhar sobre a vida. Parabéns a todos os voluntários, e saibam que vocês fazem, diariamente, a diferença na vida de milhares de pessoas”, declarou Angélica, Gerente Geraldo INCAvoluntário por dez anos.

”Gostaria de parabenizar todos os voluntários do INCAvoluntário que trabalham com tanta dedicação e acima de tudo, com muito amor. Eu sou a madrinha do INCAvoluntário, represento vocês de alguma forma, mas o trabalho árduo do dia a dia quem faz são vocês, e eu tenho muito orgulho de ser madrinha do INCAvoluntário há dezesseis anos. Vocês podem contar sempre comigo, eu vejo isso como uma obrigação da minha vida, uma missão na minha vida. Um lindo dia para todos vocês, e parabéns a todos”, comentou a madrinha do INCAvoluntário, Dani.

Parceiros do INCAvoluntário recebem homenagem durante o evento

Os principais parceiros do programa foram igualmente homenageados, subindo ao palco para receberem as merecidas placas comemorativas dos 20 anos. Beatriz Barros, funcionária da A Nossa Drogaria, conheceu o INCAvoluntário por intermédio da parceria, conhecido como Doe Seu Troco ou Troco Solidário, que ambas as instituições tem, e por ser identificar com  a causa, quis exercer um papel mais efetivo e se tornou voluntária da Central de Atendimento ao Paciente no INCAvoluntário. ”Estou lá há 3 meses e me sinto lisonjeada de estar participando desse lindo projeto, onde visa sempre ajudar o paciente para que ele se sinta abraçado, lhe proporcionando bem estar e ajudar nesse processo de tratamento e estar trazendo inclusão a ele na sociedade”, disse Beatriz.

Ao longo de todo o evento, uma mensagem ficou clara: a gratidão por fazer parte dessa causa em prol dos pacientes oncológicos. Foi evidente como a visão compartilhada uniu pessoas de diferentes setores em um esforço conjunto para beneficiar aqueles que mais precisam. Fernanda Vieira, a atual Gerente Geral do INCAvoluntário, com mais de vinte anos de trajetória no INCA, lidera esse grupo de pessoas dedicadas e comprometidas que continuam a fazer a diferença na vida de tantos pacientes em tratamento. ”Hoje estamos reunidos aqui para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, hoje olhamos para trás com segurança e para frente com esperança. Reconheço o impacto imensurável e o ato altruísta de vocês doarem o seu tempo em prol dos pacientes do INCA e também na construção de um mundo melhor. Em um mundo dominado pelo ritmo acelerado e pelo individualismo, o voluntariado surge com o poder de solidariedade e compaixão, cada um de vocês que se compromete com esse trabalho de estender a mão ao próximo, enxugar uma lágrima e apoiar o INCAvoluntário de alguma forma, está criando laços de carinho e transmitindo uma mensagem de amor e cuidado”, disse Fernanda, atual Gerente Geral do INCAvoluntário que está no INCA há mais de vinte anos.

Diretor Geral do INCA, Dr. Roberto Gil, recebe homenagem

”Acho que a grande felicidade que tivemos vindo do INCAvoluntário, foi a estruturação. Para você ajudar você tem que ser efetivo, você tem que se organizar, se não você não se organizar, fica no voluntarismo e não no voluntariado, eu acho que isso é a coisa maior. E eu quando cheguei aqui como diretor e eu fui recebendo todos os serviços e demandas de todos os setores. Ai eu fui encontrar o INCAvoluntário, fui me preparar para mais uma enxurrada de pedidos e não foi isso que eu recebi. Eu recebi uma multiplicidade de ações, uma organização, e acho que isso foi assim.. Super importante para mim, foi um alento porque eu falei, ”olha eu tenho aqui uma estrutura que eu posso repetir em outros serviços também. E eu acho que esse é o grande mérito do INCAvoluntário, são ações que as vezes a gente não tem ideia do impacto que tem nos pacientes que estão em tratamento no INCA”, declarou Roberto Gil, o Diretor Geral do Instituto Nacional de Câncer.

 

A celebração dos 20 anos do INCAvoluntário é mais do que uma marca no calendário; é um testemunho da dedicação e do compromisso contínuo de pessoas inspiradoras que acreditam na importância de cuidar e apoiar aqueles que enfrentam desafios de saúde. Este evento se tornou um lembrete poderoso de como o trabalho voluntário pode transformar vidas e como, é possível construir um futuro mais brilhante para os pacientes oncológicos e suas famílias. Que esses 20 anos sejam apenas o começo de uma jornada ainda mais extraordinária de solidariedade e esperança.

 

 

 

 

 

 

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos