IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Dia Nacional do Voluntariado é celebrado virtualmente

Live traz professor da Fundação Dom Cabral para discutir temas atuais

No dia 28 de agosto (sexta-feira), foi comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Pensando nisso, a Área de Ações Voluntárias do Instituto Nacional de Câncer – INCAvoluntário – realizou uma live para celebrar a data. O tema foi “A Pandemia e as Sete Mudanças”, ministrada pelo professor da Fundação Dom Cabral, Fernando Cyrino.

Angélica Nasser, supervisora geral do INCAvoluntário, abriu a live dando boas vindas aos participantes e parabenizando todos os voluntários da Área. “Estamos realizando a primeira live do INCAvoluntário e por um motivo muito especial não poderíamos deixar passar em branco essa data tão importante”, comenta.

Novo formato ao tradicional evento

Nos último anos, o INCAvoluntário celebrou esse dia com um evento presencial dentro do Instituo. Contudo, por causa do Covid-19, em 2020 não foi possível. “Essa é uma data que nós sempre comemoramos, mas por conta da pandemia, nós não pudemos fazer nenhum evento. Ao mesmo tempo fico feliz, não só por poder homenagear os voluntários que atuam dentro do INCA mas por poder dividir esse momento com aqueles que fazem doações de materiais e recursos financeiros, que nos ajudam a manter as atividades junto aos pacientes”, comenta a supervisora.

Após a abertura, Angélica convida o palestrante, Fernando Cyrino, que relembra o seus primeiros contatos com a Área. “Cheguei ao INCAvoluntário por meio de um programa da Fundação Dom Cabral. Após o término desse programa, eu continuei a desenvolver outras atividades e acabei ficando de forma voluntária”, comenta o professor.

“Nós escutamos muito sobre a pandemia, mas eu quis dar um enfoque diferente hoje, e será no pós-pandemia. Que mudanças nós vamos viver no pós-pandemia? Este é um exercício de futurologia, e quando a gente fala em futurologia significa que tudo pode acontecer. As variáveis são muitas, por isso é complicado prever o que vai acontecer”, inicia Fernando.

Reflexões sobre as novas rotinas

O professor trouxe questões para que o público refletisse sobre a retomada das atividades, das rotinas e das próprias ações. “Nada vai ser como antes. Nós achávamos que eramos donos da Terra, mas veja o quão frágeis somos aos ponto de uma nanopartícula nos paralisar. A certeza que nós temos dessa pandemia é a mudança e nós temos que nos adaptar a ela”, comenta Fernando.

Durante toda a live, Fernando trouxe a importância da adaptação e que o ser humano sempre soube se adaptar as grandes mudanças do mundo. As sete mudanças abordadas pelo professor foram: cuidados com a Terra, cuidado com a espiritualidade, cuidado com o trabalho, cuidado com a tecnologia, cuidado com a educação, cuidado com a saúde e o cuidado com o afastamento social.

Ao final da live, Fernando trouxe questões para que todos pudessem refletir durante e após o período de pandemia. Angélica e Fernando continuaram um bate papo e se despediram de todos, agradecendo a participação e frisando a importância de cada um se cuidar durante este período.

Portanto, a live completa está disponível no canal do Youtube do INCAvoluntário. Para acessar, clique aqui.

Dia Nacional do Voluntariado é celebrado virtualmente
  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos

  • Nenhum número escolhido ainda