IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Artista TOZ visita o INCA

TOZ transforma a cobertura do hospital de cuidados paliativos do INCA em um espaço mais acolhedor e humano

O renomado artista de graffiti, TOZ, visitou a cobertura do hospital especializado em cuidados paliativos do INCA, espaço revitalizado pelo projeto Banco do Bem, do INCAvoluntário. Seu objetivo foi transformar o local em um espaço ainda mais acolhedor e humano para que os pacientes e seus acompanhantes pudessem usufruir.

Renata de Freitas, Diretora do Hospital de Cuidados Paliativos do INCA, compartilhou detalhes sobre o processo de revitalização da cobertura do prédio e sobre o projeto Banco do Bem do INCAvoluntário.

Artista TOZ, é convidado pelo INCAvoluntário, a humanizar o espaço da cobertura do hospital de cuidados paliativos, espaço que foi revitalizado pelo projeto Banco do Bem.
Diretora da unidade de cuidados paliativos do INCA.

“Este prédio, localizado em Vila Isabel, abriga a unidade de cuidados paliativos do INCA, que recebe pacientes transferidos de outras unidades após evolução em seus quadros clínicos. O espaço foi concebido pelo projeto Banco do Bem, uma iniciativa do INCAvoluntário, com o objetivo de criar um ambiente acolhedor tanto para os pacientes quanto para suas famílias. Queríamos oferecer um local onde pudessem receber visitas fora do ambiente hospitalar, proporcionando um ambiente menos traumático, especialmente para as visitas infantis, e onde pudessem realizar outras atividades durante a internação”, explicou a diretora.

Sobre o trabalho que TOZ realizou na cobertura, Renata acrescentou:

“Ao revitalizarmos a cobertura, percebemos que tínhamos muitas paredes vazias que poderiam ser transformadas pela arte. E então tivemos a oportunidade de receber o artista TOZ para essa intervenção e deixá-lo livre para criar. E esse foi o resultado”, disse Renata.

Artista TOZ, é convidado pelo INCAvoluntário, a humanizar o espaço da cobertura do hospital de cuidados paliativos, espaço que foi revitalizado pelo projeto Banco do Bem.
Arte feita pelo TOZ, na cobertura do hospital de cuidados paliativos do INCA.

Entregue em 2023, a Sala do Silêncio, localizada na cobertura do INCA IV, é um espaço destinado à reflexão e ao descanso dos pacientes e seus familiares. Na sala, há um caderno disponível onde podem compartilhar suas experiências e sentimentos para os próximos visitantes. O ambiente externo, também revitalizado pelo Banco do Bem, foi adornado com as pinturas do artista TOZ, utilizando as latas de graffiti doadas pelo INCAvoluntário.

Veja fotos da Sala do Silêncio e conheça mais sobre o Banco do Bem aqui.

Ao comentar sobre sua intervenção, Toz disse: “Quando fui convidado pelo INCAvoluntário e vi o espaço, ainda não sabia muito bem o que fazer. Mas ao chegar aqui, e ver esse espaço aberto, ensolarado, decidi criar esse personagem, o vendedor de alegria. Ele representa leveza e força. Me inspirei nos vendedores de praia do Rio de Janeiro, especialmente em um que vendia balões, um item difícil de vender na praia. Quis trazer para cá algo que transmitisse energia, amor e leveza”.

“Eu gosto de pintar em lugares inusitados, levar o graffiti para locais diferentes onde ele não costuma estar, e dentro de um hospital é um desses lugares. Isso não é só importante para mim como artista, mas também representa todo o movimento do qual faço parte”, acrescentou o artista.

Artista TOZ, é convidado pelo INCAvoluntário, a humanizar o espaço da cobertura do hospital de cuidados paliativos, espaço que foi revitalizado pelo projeto Banco do Bem.

Conheça mais sobre TOZ

Tomaz Viana, também conhecido como TOZ, é um dos artistas urbanos e contemporâneos mais atuantes do Rio de Janeiro. Natural de Salvador, dedica-se à pesquisa e experimentação do graffiti há mais de 26 anos e à criação de telas e objetos há mais de 20 anos. Suas obras incluem telas de média e grande dimensão, esculturas e empenas de prédios. Toz já participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.

Em 2014, realizou sua primeira exposição institucional individual intitulada “Metamorfose” no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Desde então, continua a expandir sua carreira artística, expondo em Paris, participando de projetos de revitalização urbana e até mesmo atuando como empresário musical.

Recentemente, bateu o recorde de exposição mais visitada da história do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) com a exposição “Todas As Cores”. Além disso, exibiu instalações em eventos de arte, como o ArtRio e o festival “Hola Rio” em Madrid, Espanha. Toz também assinou a decoração de Natal de um dos shoppings mais importantes do Rio de Janeiro, o Shopping Leblon.

Artista TOZ, é convidado pelo INCAvoluntário, a humanizar o espaço da cobertura do hospital de cuidados paliativos, espaço que foi revitalizado pelo projeto Banco do Bem.

 

Como apoiar o Projeto Banco do Bem?

Desde a sua implementação, o Projeto “Banco do Bem” utiliza doações financeiras para destinar recursos essenciais em prol da melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e de seus acompanhantes. Para apoiar esta iniciativa, os interessados podem realizar uma doação financeira diretamente no site do INCAvoluntário, clicando aqui, ou por meio de uma doação na conta corrente da área.

Dessa forma, toda doação financeira contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer e seus acompanhantes.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos