contato@incavoluntario.org.br
DOAR


Psicóloga do INCA promove um treinamento aos voluntários

Publicado em 29 de julho de 2022, às 12:26

Em parceria com o INCAvoluntário, a Seção de Psicologia do INCA, ministrou uma palestra sobre o papel do voluntariado no tratamento dos pacientes oncológicos e seus acompanhantes

Na oncologia, o trabalho voluntário visa o acolhimento e a minimização do sofrimento causado pela doença. Desse modo, é possível contribuir para a humanização do ambiente hospitalar, promovendo e apoiando atividades de inclusão social e resgate da cidadania que proporcionem bem-estar aos pacientes e seus acompanhantes. Sendo assim, o trabalho voluntário em setores oncológicos exige, além de extrema dedicação, um preparo emocional por parte dos envolvidos.

Pensando nisso, no dia 06 de julho, o INCAvoluntário e a Seção de Psicologia do INCA 1 promoveram uma palestra para que os voluntários do INCA possam acolher as demandas dos pacientes da melhor forma possível. Alessandra Gonçalves, psicóloga chefe do INCA 1, tratou sobre as dificuldades enfrentadas no voluntariado em contexto oncológico. Em sua fala, ela abordou questões de grande  importância, entre elas, o poder da escuta. “A escuta não necessariamente é seguida de um conselho, porque para quem fala, o valor da escuta por si só é inestimável. Isso é uma dificuldade para quem está na posição de voluntário. Reconhecer o valor do silêncio e suportar as lágrimas de alguém é realmente desafiador”, disse Alessandra.

Em seguida, Alessandra explicou sobre a necessidade de respeitar alguns limites dentro da atuação voluntária: “A razão de cada voluntário para fazer parte do voluntariado é pessoal. Nesse sentido, o desafio é não invadir o paciente com as suas particularidades, que podem ser diferentes das dos pacientes. Somos pessoas dotadas de valores pessoais, mas nesse ambiente precisamos distinguir o que é meu e o que é do outro. Além dos critérios pessoais, ainda tem as questões institucionais que devem ser consideradas. Cada voluntário fala em seu nome, mas atravessado por códigos de ética da instituição. Como transitar entre o pessoal e as diretrizes institucionais, e ao mesmo tempo podendo contemplar alguma coisa do humano?”, comentou a psicóloga.

Ao final da palestra, algumas dúvidas sofram levantadas pela equipe de voluntários. Alessandra esclareceu cada uma delas e finalizou o momento com uma troca de relatos, entre os voluntários, de algumas situações já sofridas em suas atividades.

Sobre o INCAvoluntário

Ao longo do ano, o INCAvoluntário promove treinamentos e palestras para toda a equipe de voluntários do INCA, com o intuito de capacitar e aperfeiçoar o trabalho voluntário dentro do Instituto. As palestras, em sua maioria, são feitas em parceria com a equipe de profissionais da instituição.

O INCAvoluntário desenvolve uma série de atividades para os usuários do Instituto, principalmente nas unidades hospitalares. Todas as iniciativas são planejadas e coordenadas por esta área do INCA, em parceria com os mais de 570 voluntários. Entre as ações estão apoio aos pacientes, humanização do ambiente hospitalar e captação de recursos. Clique aqui e confira mais sobre as nossas atividades.



Gostou? Compartilhe com seus amigos:



Deixe seu comentário abaixo:

Nenhum número escolhido ainda