IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Celebrando o Dia Olímpico no INCA

Atleta Giullia Penalber e mascote Ginga levam alegria e inspiração aos pacientes pediátricos do INCA, em comemoração ao Dia Olímpico

Em comemoração à semana do Dia Olímpico, no dia 23 de junho, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu uma visita especial ao Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o INCAvoluntário. A atleta de wrestling classificada para os Jogos Olímpicos Paris 2024, Giullia Penalber, juntamente com a mascote oficial do Time Brasil, Ginga, visitaram as crianças e adolescentes da ala pediátrica do Instituto, trazendo alegria, força e o espírito olímpico aos jovens que enfrentam uma batalha pela vida.

Acompanhados pela equipe do COB, representada pelo gestor de alto rendimento esportivo Sebastian Pereira, Giullia e Ginga distribuíram simpatia e transmitiram uma mensagem de positividade aos pacientes infantis, de 0 a 18 anos, internados na ala pediátrica. A iniciativa também contou com a distribuição de pelúcias do Ginga para os jovens, gerando sorrisos e animação entre todos os presentes, que aproveitaram o clima de torcida pelo Time Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Sebastian Pereira, gerente de alto rendimento esportivo do COB, comentou sobre a experiência: “Recebemos com muita alegria esse convite do INCAvoluntário para levarmos felicidade aos pacientes da ala pediátrica. Em uma semana tão importante como a do Dia Olímpico, às vésperas de viajarmos para Paris 2024, essa troca de energias positivas com as crianças, junto com a Giullia e a nossa mascote Ginga, foi extremamente gratificante. Foi emocionante retornar ao INCA, especialmente porque meu irmão foi curado de um câncer ósseo graças ao Instituto,” compartilhou Sebastian.

Giullia Penalber também expressou sua satisfação com a visita: “Vir aqui foi uma troca fortalecedora com as crianças. Estava animada com o convite e, ao chegar, essa sensação se confirmou, pois elas nos trazem muita alegria. Eu luto diariamente no esporte, mas elas batalham pela vida. Ver como enfrentam isso com leveza é um aprendizado para mim como atleta. A pressão por resultados no esporte parece pequena diante da luta dessas crianças. Elas nos ensinam a trazer essa alegria para nosso dia a dia,” disse a atleta.

Bruna Rodrigues, coordenadora de comunicação e capacitação de recursos do INCAvoluntário, destacou a importância da visita: “Nada mais alegre e entusiasmante do que receber essa visita especial para nossos pacientes, que passam longos períodos internados. Esta ação é extremamente gratificante e importante para os pacientes pediátricos. É uma alegria poder fazer essa ponte entre o INCAvoluntário e o COB, trazendo a mascote Ginga, a atleta olímpica Giullia e toda a equipe para humanizar ainda mais o ambiente hospitalar,” endossou Bruna, afirmando a importância de ações como essa para o INCAvoluntário.

A visita também proporcionou interação com as famílias dos pacientes e com os colaboradores e voluntários do INCA, que se emocionaram com a presença do COB às vésperas dos Jogos Olímpicos. A troca entre todos os envolvidos foi muito celebrada e, para Giullia, que disputará seus primeiros Jogos, o momento serviu de inspiração na reta final de sua preparação para Paris 2024.

Khelly Monteiro, mãe de um dos pacientes, ressaltou o impacto positivo da ação: “Receber uma visita como essa no hospital é maravilhoso. Estar no hospital não é fácil, mas reunir forças para sorrir faz diferença. Vocês são como anjos que vêm para nos alegrar.”

Giullia concluiu: “Saio daqui com energia renovada e um novo significado para minha jornada. Vim para trazer alegria a essas crianças, mas foram elas que me ofereceram isso. Elas trouxeram mais significado para o momento que vou viver, o auge da minha carreira nos Jogos Olímpicos, e agora vou vivenciar isso de uma forma diferente. Foi um momento muito enriquecedor.”

O INCAvoluntário celebra esta parceria com o COB e reafirma seu compromisso de proporcionar momentos de alegria e esperança aos pacientes em tratamento no INCA, contribuindo para a humanização do tratamento e apoio aos familiares. Confira o emocionante vídeo feito pela equipe da COB, que registrou essa visita tão calorosa para os pacientes. 

Seja parceiro do INCAvoluntário

Você sabia que pode ajudar o INCAvoluntário de inúmeras maneiras? Uma delas é promovendo ações e campanhas para captar doações para as atividades do INCAvoluntário. No entanto, todas essas ações e campanhas precisam ser alinhadas e aprovadas previamente pelo INCAvoluntário. Além disso, após a confirmação da nossa equipe é necessário assinar um termo de parceria que garante a veracidade da campanha e das informações que serão fornecidas aos participantes da ação.  Saiba também as diferentes formas de doar.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos