IncaVoluntario - Ações Voluntárias do Instituto Nacional do Câncer - INCA
Search
Close this search box.

Notícias

Pacientes do INCA participam de oficina de maquiagem na Sephora

Em parceria com ABIHPEC, o INCAvoluntário levou pacientes do INCA para Oficina de Automaquiagem na Sephora 

Em mais uma ação destinada a incentivar a manutenção da autoestima das pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer (INCA), o INCAvoluntário, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), celebrou a beleza e a força dessas mulheres de maneira especial. No último evento, realizado em colaboração com a Sephora, as pacientes do INCA tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de automaquiagem, onde todos os produtos utilizados foram doados em um kit personalizado, com a emblemática bolsinha da Abihpec.

A Importância dessas Ações

Para mulheres que estão passando pelo tratamento oncológico, manter a autoestima elevada é essencial. Ações como a oficina de automaquiagem vão além do mero cuidado estético; elas são uma fonte de fortalecimento emocional e psicológico. O autocuidado estimulado através dessas atividades ajuda a promover a valorização da beleza interna e externa das pacientes, atuando como um pilar de apoio durante um período de grandes desafios.

Cida Pereira, paciente em tratamento no INCA desde 2017, compartilhou a sua experiência durante o evento na Sephora e também contou um pouco sobre a sua trajetória de como o tratamento afetou a sua autoestima. ”Estar aqui foi uma experiência única, nunca tinha saído do hospital para eventos, e para mim, que nem gostava muito de maquiagem, depois desse dia estou gostando mais um pouquinho. Aprender a me maquiar ajuda sim na autoestima”, disse Cida, que continuou contando sobre as oscilações em sua autoestima durante o tratamento. ”Eu não precisei fazer quimioterapia, nem radioterapia, mas tive que tomar 34 pontos na barriga, por causa da minha cirurgia de retirada do útero. No começo fiquei sim mexida, por ser uma marca que ficaria para sempre em mim, mas depois não! Eu sou grata, porque meu corpo é só vaidade e eu aprendi que o que importa mesmo é a nossa saúde”, completou Cida.

Outra história inspiradora é a da Sandra Maria, em tratamento contra ao câncer de mama. Sandra contou sobre sua vivência como paciente e porquê ela acredita que ações assim são importantes para a continuidade ao tratamento. ”No meu tratamento, foi difícil no começo, principalmente as quimioterapias e quando precisei retirar minha mama, mas nunca perdi minha alegria nem minha vontade de viver, aprendi a ter ainda mais vontade depois da doença e agarrar as oportunidades, como essa que o INCAvoluntário está nos dando, dos passeios e tudo mais. Achei esse dia ótimo, não posso reclamar”, disse Sandra.

A autoestima elevada é um fator crucial tanto para a saúde psicológica quanto para a continuidade do tratamento oncológico. Sentir-se bem consigo mesma pode influenciar positivamente a resposta ao tratamento, reforçando a resiliência e o bem-estar geral das pacientes. Por isso, iniciativas que incentivam o autocuidado são fundamentais na jornada de recuperação.

A Parceria com a ABIHPEC

Desde 2016, o projeto “De Bem com Você – A Beleza contra o Câncer” é realizado no INCA em parceria com o INCAvoluntário e a ABIHPEC. Esta parceria tem sido essencial para levar momentos de cuidado e bem-estar às pacientes. Durante a pandemia, as oficinas precisaram se reinventar para que as pacientes do INCA continuassem sendo atendidas pela iniciativa, garantindo que a missão de fortalecer a autoestima e o bem-estar dessas mulheres não fosse interrompida.

A ABIHPEC, representando a indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, tem desempenhado um papel fundamental na realização destas ações. Com doações de produtos e apoio em eventos, a Associação contribui significativamente para a promoção do autocuidado e da autoestima das pacientes oncológicas, colaborando para que elas se sintam mais confiantes e fortalecidas durante o tratamento.

Seja um Parceiro do INCAvoluntário

O INCAvoluntário está sempre em busca de novos parceiros que desejam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento oncológico. Empresas e organizações interessadas em se juntar a essa causa podem acessar aqui. Tornar-se um parceiro é uma oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pacientes, ajudando a promover o autocuidado e a autoestima durante um momento tão desafiador.

Para mais informações sobre como ser um parceiro e sobre as ações realizadas pelo INCAvoluntário, visite a aba principal do site e descubra os principais parceiros da instituição, responsáveis por fortalecer ainda mais essa corrente do bem. Quanto mais apoiadores o INCAvoluntário tiver, mais poderá continuar a incentivar a beleza e a força interna de todas as pacientes em tratamento no INCA.

  • Categorias

  • Notícias recentes

  • Arquivos