A doação de sangue no INCA é um ato de solidariedade e um compromisso social que salva vidas. Você pode fazer muito pelos pacientes em tratamento no Instituto Nacional do Câncer, se tornando um doar de sangue. Veja onde, como e quem pode doar:
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (formulário no site). Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.
Depois da coleta, a bolsa de sangue é fracionada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). No entanto, esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames sorológicos. Uma única unidade doada pode beneficiar três pacientes.
Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). No entanto, para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses).
Sim. Quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue
Sim. Quem colocou o piercing há mais de um ano pode doar sangue, desde que não seja em locais como área genital ou cavidade oral.
Não. Se o parto for normal, a mulher pode doar depois de três meses. No entanto, em caso de cesariana, somente após seis meses. Se estiver amamentando, aguardar 12 meses após o parto.
Recomenda-se aguardar sete dias após a cura para poder doar. Em outras palavras, é importante que o doador esteja em um bom estado de saúde.
A doação deve ser feita após 30 dias do último dia de sintoma.
Portanto, para aqueles que tiverem interesse em se tornarem doadores de sangue, plaquetas ou medula óssea, devem ir ao banco de sangue do INCA que está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23/ 2º andar/ INCA 1/ Centro/ Rio de Janeiro/ RJ. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e sábado, das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones 3207-1580 e 3207-1021. Não é necessário fazer o agendamento da doação.
No entanto, para contribuir com ações em prol dos pacientes do INCA também é possível se tornar um doador por meio do INCAvoluntário. Portanto, as doações podem ser financeiras ou de material.
Contudo, para entrega de doações de material é necessário entrar em contato com a Central de Recebimento de Doações, pelo telefone (21) 3207-3574 ou pelo e-mail contato@incavoluntario-prd.inca.local .
Além disso, é necessário a aprovação prévia da equipe do INCAvoluntário para a realização de ações ou campanhas. Depois disso, um termo de parceria será providenciado para garantir a veracidade da campanha e das informações que serão fornecidas.
Veja mais sobre as nossas ações e últimas atividades no nossa aba de notícias ou nas nossas redes sociais .