O Projeto Banco do Bem, criado em 2007 pela Área de Ações Voluntárias do INCA, tem o objetivo de disponibilizar recursos financeiros para apoiar iniciativas que tornem o atendimento mais humanizado dentro do Instituto. Pensando nisso, o INCAvoluntário lançou o edital Banco do Bem com a finalidade de ampliar a divulgação do projeto para os diretores e coordenadores do Instituto.
Ao todo foram 36 propostas enviadas para avaliação da comissão, que se reuniu em duas etapas para conferir os detalhes de cada projeto e debater sobre eles. Contudo, a comissão avaliadora, formada pela Direção-Geral do INCA e a Supervisão Geral do INCAvoluntário. Na primeira, a comissão viu de forma individual cada iniciativa inscrita e na segunda fase convidou os aprovados para apresentarem e defenderem suas ideias. Por fim, foram aprovados 17 projetos, que serão contemplados com o recurso de R$ 330 mil em 2023.
Além dos critérios de humanização e melhoria do funcionamento das atividades e setores da instituição, as regras de elegibilidade para apoio levaram em consideração outros itens:
Desde a sua implementação, o Projeto “Banco do Bem” utiliza doações financeiras para destinar recursos essenciais em prol da melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e de seus acompanhantes. Para apoiar esta iniciativa, os interessados podem realizar uma doação financeira diretamente no site do INCAvoluntário, clicando aqui, ou por meio de uma doação na conta corrente da Área.
Dessa forma a sua doação contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer e seus acompanhantes.