contato@incavoluntario.org.br
DOAR


Banco do Bem beneficia pacientes do INCA

Publicado em 10 de outubro de 2022, às 11:28

Por meio de doações, essa iniciativa do INCAvoluntário humaniza o ambiente hospitalar.

Desde a sua implementação, o Projeto “Banco do Bem” utiliza doações financeiras para destinar recursos essenciais em prol da melhoria da qualidade de vida dos pacientes do INCA e de seus acompanhantes. Neste ano, o programa beneficia as propostas aprovadas no edital “Banco do Bem 2022”, publicado pelo INCAvoluntário em dezembro de 2021. Como resultado, o processo de seleção aprovou 16 projetos, que foram incluídos no orçamento de R$ 300 mil previsto para o ano atual.

Algumas das iniciativas aprovadas já foram contempladas com o recurso prometido, entre elas: assentos sanitários infantis solicitados pelo setor de Reabilitação do INCA I; tablets e capas de tablets requisitados pelo setor de Psicologia do INCA I; e aparelho de laserterapia destinado aos pacientes da fisioterapia do INCA IV. Os projetos aprovados por meio do edital lançado no ano passado e que não foram beneficiados até o presente momento, ainda serão contemplados pelo orçamento destinado para uso em 2022.

Novas aquisições do Banco do Bem

Dessa forma, cumprindo com a agenda de melhorias propostas por esta campanha, o ambulatório de fisioterapia da unidade hospitalar II do Instituto Nacional do Câncer (HCII) foi o amparado da vez. Em 01 de agosto, o setor recebeu os equipamentos que beneficiam todos os pacientes em tratamento pelo Tecido ósseo e Conectivos e Ginecologia com indicação de tratamento fisioterapêutico.

“Já estamos usando o material que vocês doaram. As pacientes que chegam com dor, que vem com lesão pós cirúrgica, já podem fazer os exercícios aqui. Antes ficávamos limitados de material e algumas pacientes tinham que se locomover para outras unidades para fazer o tratamento.  Agora temos bastante recurso aqui, o que acarreta maior adesão dos pacientes”.

A demanda vinda desse setor data de 2015. Inicialmente a equipe conseguiu os materiais solicitados pelo SISPAN. Logo depois a batalha contou com a proposição de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para reforma de um espaço fisioterapêutico, elaborado por Jorge Luis – engenheiro voluntário da ação. O processo está em andamento de licitação para que a obra possa acontecer. Por meio do Banco do Bem, o INCAvoluntário participou com a entrega de equipamentos que compõem o tratamento. Segundo a equipe, “ter o apoio do Banco do Bem e a emenda aprovada foi fundamental para proporcionar espaço e equipamentos aos pacientes assistidos”.

No dia 14 de setembro a supervisão do INCAvoluntário promoveu a identificação dos equipamentos, de modo a formalizar a doação. De acordo com Felipe Modesto, chefe da fisioterapia da unidade em questão, “o projeto é um filho que está nascendo. Tivemos muito trabalho, a gente batalhou bastante para alcançar esse sonho. Foi um projeto de equipe, todo mundo contribuiu muito”.

Posteriormente o INCAvoluntário cumpriu também com a entrega das cadeiras de banho infantil e juvenil. Os setores da enfermaria pediátrica e reabilitação, ambos da unidade hospitalar I do INCA (HCI), agiram em conjunto para propor essa compra. De acordo com os proponentes do projeto, “onde há criança, os equipamentos devem ser compatíveis com suas necessidades e demandas”. A enfermaria pediátrica do HCI interna crianças de 6 meses até 18 anos. Assim, o uso de cadeira de banho facilita não somente a higiene da criança, como também a segurança do paciente. Obter material adequado estimula a interação sensorial e motora da criança no momento do banho, facilita o processo de higiene e humaniza o setor.

Banco do Bem beneficia pacientes do INCA Banco do Bem beneficia pacientes do INCA Banco do Bem beneficia pacientes do INCA Banco do Bem beneficia pacientes do INCA Banco do Bem beneficia pacientes do INCA Banco do Bem beneficia pacientes do INCA

Como apoiar o Projeto Banco do Bem?

Para apoiar esta iniciativa, os interessados podem realizar uma doação financeira diretamente no site do INCAvoluntário, clicando aqui, ou por meio de uma doação na conta corrente da Área.

Dessa forma a sua doação contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes em tratamento no Instituto Nacional de Câncer e seus acompanhantes.



Gostou? Compartilhe com seus amigos:



Deixe seu comentário abaixo:

Nenhum número escolhido ainda